Durante o estágio na empresa, os estudantes se dedicaram à pesquisa

Por: Camila Carvalho

Foto: Gislene Alencar

Mais uma vez, alunos do Icesp foram destaques na iniciação científica. Os estudantes Dorian Silva, do sétimo semestre, e Túlio Prazeres, do oitavo, conquistaram o 1º e 2º lugares, respectivamente, na IX Jornada Científica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O evento foi realizado 11 de julho, na sede da Embrapa Hortaliças, em Brasília-DF. Durante todo o dia, 15 apresentações dos bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibid) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) foram apresentações à comissão avaliadora.

O aluno Dorian Silva faz estágio na Embrapa em Filopatologia (estudo das doenças causadas por microrganismos nas plantas. Ele ficou em primeiro lugar com a pesquisa sobre “Avaliação da reação de acessos de tomateiro à Septoria lycopersici”, o principal fungo causador de mancha foliar em tomateiro. A pesquisa foi orientada pelo pesquisador Ailton Reis.

Segundo Dorian, os ensinamentos dos professores do Icesp também contribuíram para entender melhor a área de pesquisa. “Essa é uma área de meu interesse absoluto. Sou apaixonado pela biologia vegetal, pela fitopatologia e microbiologia. A professora Rayane Balsamo foi uma das responsáveis por me ajudar nessa área de entender a microbiologia. Uni o útil ao agradável”, relata.

O segundo lugar do concurso ficou com o aluno do oitavo semestre, Túlio Prazeres. A pesquisa foi sobre “Avaliação de linhagens de pimenta Jalapeno em Catalão-GO, visando a colheita mecanizada”. Ele foi orientado pela pesquisadora Cláudia Ribeiro. Ele conta que o interesse pelo tema surgiu no estágio. “Me interessei pelo tema no decorrer do estágio na Embrapa e é muito gratificante ficar entre os melhores trabalhos”, finaliza.

Os bolsistas foram avaliados por uma comissão formada pelos pesquisadores Tatsuya Nagata, Carlos Ragassi, Erich Nakassu, Iriani Maldonade, Alexandre Morais. Os alunos responderam a uma série de questionamentos sobre o tema estudado. Os avaliadores consideram os quesitos: qualidade do resumo, demonstração de importância técnico-cientifica, qualidade de apresentação oral, didática e o cumprimento do tempo das apresentações.