Na sexta-feira (8), os alunos dos cursos de Administração, Marketing e Aviação Civil da Faculdade Icesp, realizaram uma visita técnica no Terminal de Logística de Cargas e no Centro de Controle Operacional do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek.

A visita contou com o apoio da professora Leila Queiroz, da coordenadora do curso de Administração e Marketing, Eline dos Anjos e da Aviação Civil, Jorge Carmo.

Na ocasião, os alunos puderam relacionar a teoria vista em sala de aula com a vivência prática do aeroporto e, assim compreender melhor os processos que envolvem a logística aeroportuária e a administração da produção dos serviços de transporte aéreo.

Foram observados os processos de importação e exportação de cargas em um recinto alfandegado, as estratégias de competitividade adotadas pelo Terminal, bem como as limitações e vantagens do setor de carga aérea no Distrito Federal. Na sequência, os alunos puderam acompanhar o controle das operações aeroportuárias em tempo real, na sala do Centro de Controle Operacional, onde discutiu-se os processos de melhorias contínuas nas operações diárias do aeroporto, em relação aos voos, passageiros, bagagens, balcões de check-ins, esteiras de triagem de bagagens, tempo de processamento, dentre outros aspectos.

Os alunos com formações diferentes tiveram uma aula em comum sobre a maximização da eficiência das operações com o uso de tecnologia de ponta, despertando-os para novas áreas do saber.

Para a professora Leila Queiroz, a visita foi muito importante para que os acadêmicos pudessem ver na prática a logística administrativa de uma grande empresa. “O sistema administrativo do Aeroporto envolve habilidades que relacionam a tecnologia, a gestão de pessoas, estrutura e logística com um contexto operacional gigantesco. Para os alunos, é uma experiência de conhecimento fantástica,” disse.

A aluna do oitavo semestre de Administração, Maria de Nazaré Vilarindo, falou que é muito agregador conhecer outros horizontes da administração. “Quando acontece essa troca de informações visualizamos e aprendemos que tudo está interligado, e que conhecimento nunca é demais. O curso de Administração atua em todos os ramos de negócio,” afirma.

Para a coordenadora do curso de administração, Eline dos Anjos, é uma oportunidade para os alunos verem o que acontece fora da sala de aula. “É preciso aprender o mundo como ele realmente acontece e foi isso que eles viram na visita. Como bem diz o sociólogo Francês Edgar Morin, os professores que saem da sua matéria para dialogar com outros campos de conhecimento, são os professores do futuro e eu espero que outros momentos como estes se repitam.