Nesta quinta-feira (25), O Centro Universitário Icesp participou de uma reunião pública online para debater a retomada dos programas Bolsa Universitária e Parlamento Jovem.

O debate foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), pela Câmara Legislativa (CLDF) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), com organização do deputado distrital Delmasso.

O objetivo da reunião é dar início a um novo projeto para implementação do Programa Bolsa Universitária, com previsão de modalidade de bolsas com estágio. O projeto visa o custeio das bolsas para estudantes por meio de créditos tributários e do saldo remanescente de recursos orçamentários do GDF.

Desta forma, o poder público arcará com até 80% das mensalidades e as instituições de ensino superior (IES) com a gratuidade dos outros 20%.

A reitora do Icesp, Ana Angélica Paiva, comentou sobre a importância do programa para aqueles que não podem pagar por um ensino superior.

“O programa tem um alcance social muito grande porque basicamente visa atender jovens concluintes do ensino médio de escolas públicas que terão bolsa de 100%, sendo 80% pago pelo governo e 20% pela faculdade. Além disso, o programa Parlamento Jovem abre espaço aos jovens para participar mais da política local’’, disse.