O mercado de trabalho recebeu profissionais de diversas áreas nesta semana

Camila Carvalho

Nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), foram realizadas as cerimônias de colação de grau do Centro Universitário Icesp de Brasília. As solenidades ocorreram no Salão Grande Oriente do Brasil, Asa Sul.

Na primeira noite, colaram grau os formados de Aviação Civil, Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Direito, Marketing, Produção Publicitária e Pedagogia. O evento foi presidido pelo pró-reitor administrativo do Centro Universitário Icesp, Jorge Humberto. A mesa de honra foi composta pelo paraninfo professor Gianpaolo Machado Lage de Melo, de Direito, pela coordenadora dos cursos Ciências Contábeis e Gestão Financeira, professora Zenilde Ruas Santana, coordenadora de pedagogia, professora Marlene monteiro pereira, coordenador de aviação civil, professor comandante Jorge José Carmo, e pelo coordenador de direito, professor João Marcelo Dantas.

Os professores homenageados foram professor Ângelo Machado, de administração, professor Angré kKuklis, ciências contábeis, professor Juliano Calazans, de gestão financeira e o  professor Gilberto Oki, de pedagogia.

O paraninfo da primeira noite, professor Gianpaollo do curso de Direito, lembrou o quanto conquistar o diploma de nível superior no Brasil é difícil e por isso esta conquista deve ser muito comemorada. “Em se tratando do diploma, trago comigo alguns dados. A partir de hoje, vocês estarão entre o seleto grupo de 14% dos brasileiros que possuem alguma graduação. Essa raridade implica em valorização e responsabilidade. Por isto, valorizem muito a conquista de vocês”, declarou.

Em seguida, a oradora e agora administradora de empresas, Giseli Maria Gonçalves, falou sobre a necessidade de continuidade no conhecimento.” Que nunca esqueçamos que o aprendizado é infinito, e como já dizia Sócrates, uma frase que reflete com perfeição este pensamento: Só sei que nada sei, que é justamente esta busca incessante do conhecimento pois quanto mais aprendemos, mais descobrimos o quão pouco sabemos, e isto nos lança na busca de superar limites que às vezes só tínhamos sonhado” declarou.

A homenagem a Deus foi realizada pelo Gestor Financeiro, Breno Marques Queiroz. Ele emocionou os presentes com seu discurso. Lembrou que não devemos desistir quando houver dificuldades pelo caminho e lembrar sempre de agradecer a Deus por tudo. “Sempre que cumprimos nossos objetivos merecemos ser aplaudidos, mas nunca podemos nos esquecer de dar louvor a quem nos deu oportunidade de vencermos. Por isso, hoje, quero Te agradecer muito, meu Deus, pela formatura e por ter conseguido alcançar a meta que tanto sonhei” disse.

O discurso de homenagem aos pais foi feito pelo bacharel em Direito, Antônio Marcelo Abrantes. O formando ressaltou o quanto os pais são responsáveis pela base educacional e os principais incentivadores. “Vocês são de fato os responsáveis pela nossa educação desde o início, foram nossos primeiros mestres: professores do certo e do errado”, declarou emocionado.

Durante a entrega dos certificados, teve a solenidade da aviação civil. Os padrinhos e madrinhas entregaram os brevês aos novos comandantes, ao som do hino do aviador.

Segunda noite

No dia Internacional da Felicidade (20), a comemoração foi em grande estilo: colação de grau. Assim como na primeira noite do evento, a cerimônia do segundo dia de colação de grau foi emocionante.

Na segunda noite, o evento foi presidido pela professora Ana Angélica Gonçalves Paiva, reitora e diretora acadêmica do Centro Universitário. A mesa de honra foi composta pela PARANINFA da noite, professora Rayane Bálsamo, de agronomia, a coordenadora do curso de enfermagem, professora Judith Trevisan, a coordenadora de biomedicina, professora Patrícia Luiza da Costa Fernandes, a coordenadora de radiologia, professora Thalita Lauanna Gonçalves Silva Ferreira, o coordenador de agronomia, professor Marcelo Marinho, e pelo coordenador do curso de medicina veterinária, professor Luiz Gustavo Florêncio e o representante do Conselho de Enfermagem COREN, Ricardo Cristiano da Silva.

Os professores homenageados foram a professora Fernanda Ramos de Paula, de Biomedicina, professora vera Lucia Teodoro, de radiologia, professor Elias Rocha de Azevedo, de enfermagem e o professor Diogo Ramos Leal, de medicina veterinária.

A paraninfa da noite foi a professora de Agronomia, Rayane Bálsamo. Ela agradeceu a todos pela condecoração e expressou o que os alunos significam em sua trajetória. “Ao analisar a minha carreira acadêmica, percebo que os meus alunos têm sido o ponto forte. Aprendo muito com eles, pois são as pessoas que me estimulam continuamente a transformar as minhas aulas em momentos de muita realização, reflexão crítica e aprendizagem, as quais contribuem sobremaneira a não só para o meu desenvolvimento profissional, mas também como ser humano”, afirmou.

O discurso da noite foi de responsabilidade da enfermeira Emanuella Souza, que finalizou falando que tudo é possível quando há empenho. “Para finalizar, eu quero dizer que este momento nos dá a certeza de que podemos conquistar tudo que sonhamos com coragem e persistência e que essa certeza faça parte de toda nossa vida, todos os dias”.

O agradecimento a Deus foi proferido pelo agrônomo Rai Saavedra Lemos. Ele citou o capítulo 55 do livro de Isaías. “Obrigado por ter colocado em nós o potencial e a capacidade de realizar grandes coisas, inclusive aquelas que nem sequer nos sentíamos capazes de realizar, pois teu Manual de Vida diz, em Isaías, que assim como o céu é mais alto que a terra, os Teus caminhos são mais altos que os nossos caminhos e os Teus pensamentos mais altos que nossos pensamentos”.

A Homenagem aos pais foi realizada pelo técnico em radiologia Nathanael de Carvalho. O formando dedicou a conquista aos pais de todos os graduados presentes. “Neste instante, gostaríamos de parar e agradecer: os passos apoiados na infância, os conselhos proferidos na adolescência, os ensinamentos de uma vida toda”.

Na abertura da entrega dos certificados, teve a entrada da Lâmpada. O símbolo maior do curso de enfermagem foi conduzido pela professora Anne Sylmara Pereira de Oliveira.

Veja aqui as fotos do dia 19/03/2019
Veja aqui as fotos do dia 20/03/2019