Evento simboliza o início de uma jornada marcada por muita responsabilidade

                                                                                                                                                                                                                                         Lindiane Reis

 Nessa segunda-feira (10), nos turnos matutino e noturno, a Faculdade Icesp de Águas Claras sediou a segunda edição do Cerimonial do Jaleco. O evento foi realizado no auditório da unidade e reuniu diretoria, professores, alunos e familiares. Participaram os cursos de biomedicina, enfermagem e farmácia.

Os padrinhos dos alunos entregaram os jalecos, para simbolizar o momento da mudança, de muita responsabilidade dedicada à profissão e ao paciente.

A estudante de enfermagem, Stephany Albuquerque Campista, diz que a cerimônia foi um marco na vida dela, que escolheu a mãe Luciana Fernandes Albuquerque, para vesti-la. “Este momento simbolizou amadurecimento, vestir pela primeira vez um jaleco é a melhor sensação que um jovem acadêmico de enfermagem pode ter”, declarou.

“Os acadêmicos se sentiram acolhidos pela instituição. A partir desse momento, começa o tão sonhado crescimento profissional e envolvimento com a profissão escolhida. Eles se apresentaram para a comunidade acadêmica e sociedade como profissionais da saúde”, disse Judith Trevisan, coordenadora de enfermagem.

Leila Alessandra de Almeida, aluna de biomedicina, recebeu o jaleco da coordenadora do curso, a professora Patrícia Alcântara. Segundo ela, foi um momento lindo, um gesto de confiança e felicidade. “A cerimônia do jaleco marca a minha vitória, minha esperança de um futuro melhor, assumimos o compromisso de ter responsabilidade conosco e com o próximo, na prática da profissão daqui há quatro anos”, concluiu.

Para a coordenadora de biomedicina, professora Patrícia Alcântara, esta é uma forma de dar as boas-vindas aos calouros da saúde. “O cerimonial do jaleco representa a responsabilidade nessa nova jornada, mostrando a importância desse pilar no desenvolvimento do aluno e o mais importante, eles têm a presença dos familiares, o que fortalece a cerimônia”, disse.

Os estudantes ainda assistiram à uma palestra com o tema “Vacinas: o contexto atual e a importância da equipe multiprofissional, do professor Rodrigo César Caixeta.

Prestigiaram a cerimônia, também, a diretora da unidade de Águas Claras, professora Haydée Vieira, o representante do Coren, Ricardo Cristiano da Silva, a representante do conselho de biomedicina, Nayana Cambraia, e a representante do conselho de farmácia, Wine Ferreira