Proposta envolve alunos, professores e funcionários. Inscrições vão até próxima quinta

Para promover a criatividade e a variedade da cultura artística e culinária brasileira entre os membros da comunidade acadêmica, o Núcleo de Extensão NEXT do Centro Universitário Icesp realizará, em junho, o concurso Arte e Culinária. A primeira edição do projeto tem o tema Sagarana, em referência à obra de Guimarães Rosa. As inscrições se encerram na próxima quinta-feira, 30 de maio.


Poderão se inscrever no Concurso Arte e Culinária alunos, professores e funcionários das três unidades do ICESP: Águas Claras, Guará e Aeroporto. A inscrição deverá ser feita na sala 213 A (sala da coordenação do NEXT), na unidade de Águas Claras, modalidade individual ou em grupos de até cinco membros.


Quem participar deverá apresentar um prato típico da culinária que faça referência à obra Sagarana, vestes e/ou adereços relativos à obra e, ainda, um slogan ou frase acerca do tema e da forma peculiar que o livro aborda a culinária.


A apresentação dos participantes ocorrerá no dia 14 de junho, na unidade de Águas Claras, no período matutino das 8h30 às 9h10, e no período noturno das 19h30 às 20h10.

Sagarana
Além da oportunidade da Comemoração do centenário do Guimarães Rosa, um dos mais peculiares da literatura brasileira e maior neologista da história da literatura universal, a escolha do livro também foi em virtude do místico que ele envolve.


“(O livro) traz um místico que a culinária tem também. Eu acredito que a culinária é uma das artes mais completas que existe, uma das principais. Nela, a cinestesia é completa, envolve todos os sentidos, sabor, odor, visual e tato”, explica a professora Edney Raminho, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).


A professora informa que a ideia é levar Guimarães Rosa para domínio do público geral, não apenas ligado à Literatura. “Devemos muito à riqueza da obra roseana, mas muito pouco se fala sobre ela no ambiente acadêmico, a não ser no ambiente das artes, das literaturas, das letras, o que é uma pena”, completa Raminho.