Letras Português-Espanhol

 

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O curso

LETRAS PORTUGUÊS-ESPANHOL

No atual contexto de globalização, há um movimento crescente de entrada de empresas e de capital estrangeiro em nosso país. Esse fluxo reforça a importância do Curso de Letras e gera várias possibilidades no campo profissional da área. O serviço público na área de Letras ou áreas afins também tem crescido ultimamente, o que reforça a importância de ter bom domínio de português e de línguas estrangeiras.

A base mais profunda de uma sociedade humana é a sua língua. Por meio da língua, expressamos nossos desejos, nossos sonhos, nossos medos, nossas experiências vividas em várias gerações e nossa própria identidade. Nossa língua é a marca da nossa nação, do nosso povo, da nossa personalidade. É na valorização do nosso povo e da nossa terra em suas mais variadas expressões cultural e artística que seremos reconhecidos nos amplos campos do saber.

No tocante às línguas estrangeiras, a diversidade cultural e linguística enriquece a nossa própria cultura e nos ajuda em diversos campos do saber.

O profissional licenciado em Letras pode atuar como

  • Professor do Ensino Fundamental e Médio;
  • Professor de curso de idiomas;
  • Professor de cursinhos preparatórios para concursos e vestibulares;
  • Pesquisador em linguística, linguística aplicada e/ou literatura;
  • Produtor de material didático (inclusive software e CD-ROM);
  • Produtor de glossários e dicionários;
  • Revisor e elaborador de textos para as páginas de Internet, jornais, revistas, etc;
  • Roteirista de filmes, peças teatrais, etc;
  • Tradutor literário para produção de filmes e livros;
  • Tradutor de manuais e de textos científicos;
  • Tradutor em embaixadas e outros órgãos;
  • Crítico literário em agências de publicidades e/ou editoras;
  • Orador e redator de textos para discursos;
  • Secretário executivo bilíngue;
  • Elaborador de itens para órgãos públicos;
  • Revisor e corretor de textos;
  • Assessor e/ou produtor cultural, entre outras atividades.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Curso de Letras do ICESP deverão ter uma consciência profissional que lhe permita exercer seu papel em consonância com os seguintes requisitos:

  • Domínio do uso da língua inglesa e/ou língua espanhola, nas suas manifestações oral e escrita.
  • Estudo da teoria literária, literatura portuguesa, africana, brasileira, hispano-americana, norte-americana, espanhola e inglesa.
  • Estudo de outras línguas como LIBRAS e latim.
  • Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno linguístico, psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico.
  • Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional.
  • Capacidade de atuar interdisciplinarmente, de resolver problemas em situações reais, de tomar decisões, de trabalhar em equipes e de comunicar-se dentro da multidisciplinaridade que envolve os diversos saberes na área de Letras.
  • Compromisso ético e compreensão da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional contínuo.
  • Capacidade de entender e dominar a norma padrão, a norma culta e de compreender a organização e o funcionamento do Inglês e/ou Espanhol, nos planos linguístico e literário, por meio de práticas que ampliem as possibilidades interpretativas e a organização do trabalho intelectual.
  • Compreender as diferentes manifestações linguísticas e culturais, sem o julgamento prévio, e a importância de trabalhar os conceitos de variação e mudança linguística com os alunos.

Informações Gerais

Autorização de Funcionamento: Portaria nº. 4342 de 28/12/2004, publicada no DOU 250 de 29/12/2004.

Aguardando emissão da Portaria e Comissão de Avaliação – Avaliado com Nota 4.

Duração: 7 semestres

Grau: Licenciatura

Turno: Noturno

Local: ICESP-Águas Claras

Diferencial: Um diferencial importante do curso é que o aluno se forma em duas habilitações: Português e Inglês ou Português e Espanhol, o que amplia sua área de atuação.

Dupla habilitação em Língua Espanhola em apenas 1 ano

Não perca a oportunidade de fazer parte da nossa família acadêmica. Se você já é graduado em Letras Português, venha complementar sua grade e se licenciar em inglês ou espanhol por apenas 1 ano. O mercado de trabalho para as línguas estrangeiras está precisando muito de você. Um exemplo é que o Brasil, especialmente por conta da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos olímpicos, em 2016, já está necessitando de profissionais capacitados que dominem uma ou mais línguas estrangeiras!! Além disso, você pode ampliar sua área de atuação ao concluir a dupla-habilitação aqui no ICESP, especialmente para os professores de língua estrangeira que ainda não têm curso superior e para os professores que pretendem ampliar sua área de trabalho.

Grade Curricular

Disciplina

Prática

Teórica

Total

1.1-Atividades Complementares40040
1.2-Didática206080
1.3-Expressao Oral e Escrita em Língua Espanhola I206080
1.4-Fundamentos da Educação04040
1.5-Fundamentos da Escrita e da Leitura206080
1.6-Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa206080
1.7-Organização da Educação Brasileira04040
2.1-Atividades Complementares40040
2.2-Expressão Oral e Escrita em Língua Espanhola II206080
2.3-Introdução à Linguística04040
2.4-Latim04040
2.5-Língua Espanhola I – Fonética e Fonologia206080
2.6-Metodologia Científica206080
2.7-Morfologia da Língua Portuguesa206080
3.1-Atividades Complementares40040
3.2-Expressão Oral e Escrita em Língua Espanhola III206080
3.3-Língua Espanhola II – Morfologia206080
3.4-Psicologia da Educação206080
3.5-Prática Pedagógica Interdisciplinar I8020100
3.6-Sintaxe da Língua Portuguesa206080
3.7-Teoria Literária206080
4.1-Atividades Complementares40040
4.2-Expressão Oral e Escrita em Língua Espanhola IV206080
4.3-Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)404080
4.4-Língua Espanhola III – Sintaxe206080
4.5-Literatura Portuguesa206080
4.6-Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa206080
4.7-Prática Pedagógica Interdisciplinar II8020100
5.1-Atividades Complementares40040
5.2-Estágio Supervisionado I2000200
5.3-Linguística Aplicada206080
5.4-Literatura Hispano-Americana04040
5.5-Literatura Brasileira206080
5.6-Metodologia do Ensino de Língua Espanhola206080
5.7-Semântica da Língua Portuguesa206080
6.1-Atividades Complementares40040
6.2-Estágio Supervisionado II2000200
6.3-Língua Espanhola IV – Semântica206080
6.4-Literatura Espanhola206080
6.5-Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas202040
6.6-Procedimentos de Tradução206080
6.7-Sociolinguistica206080
6.8-Trabalho de Conclusão de Curso I80080
7.1-Atividades Complementares40040
7.2-Educação, Cidadania e Ética Profissional08080
7.3-Ecopedagogia e Educação Sustentável4080120
7.4-Educação das Relações Étnico-Raciais08080
7.5-Estágio Supervisionado III2600260
7.6-Morfossintaxe da Língua Portuguesa206080
7.7-Trabalho de Conclusão de Curso II1600160
8.1-OFICINA DE MATEMÁTICA0200
8.2-OFICINA DA PALAVRA0200

TOTAL:

1960

2100

4060

 

Corpo Docente

Docente

Titulação

Bruno Martins SostoaEspecialista
EDNEY GOMES RAMINHOEspecialista
Giselda Benedita Jordão de CarvalhoMestre
Llerme Irene Flores Vasquez BeckerMestre
Maria das Graças Martins Pinto de CarvalhoMestre
Simone Alves de Souza

Investimento

Letras Português/Espanhol

Valor Bruto

Bolsa 20%

Bolsa 30%

Bolsa 40%

Bolsa 50%

Bolsa 60%

Bolsa 70%

R$ 869,20R$ 695,36R$ 608,44R$ 521,52R$ 434,60R$ 347,68R$ 260,76

Coordenação

Edney Gomes Raminho

Licenciada e Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias (PUC-MG). Atua como assessora do Núcleo de Extensão (NEXT) das Faculdades Icesp de Brasília, revisora de textos, professora, membro da Comissão do Vestibular e coordenadora do projeto de extensão “Produção Textual discursiva do texto dissertativo para estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental: Proposta de intervenção” pela mesma instituição. Docente do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal onde coordena o Projeto de Intervenção de Recriação de obras literárias em outras formas de arte e expressão oral como estratégia de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com foco no ensino-aprendizagem da leitura, escrita e produção oral para alunos diagnosticados com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade); trabalho contemplado no Circuito de Ciência e Tecnologia para etapa regional do Distrito Federal e para a etapa Nacional. Pesquisadora do “grupo de estudo e pesquisa em inclusão social e Práticas Educativas” das Faculdades Icesp de Brasília revisora e partícipe do corpo editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde.

 E-mail: coord.letras@icesp.edu.br