Por Camila Carvalho

O simpósio de TCC e Iniciação Cientifica continua e na segunda noite do evento (11), um dos trabalhos apresentados tinha como tema a “Depressão em Idosos’’. O trabalho criado pela dupla Bárbara Silva e Elisson de Souza, alunos concluintes do curso de Enfermagem, abordou o quanto a doença tem acometido pessoas mais velhas. Os motivos geralmente são após a morte do cônjunge ou solidão/abandono.

O professor Júlio Hashimoto era um dos componentes da banca de avaliadores. Ele pontuou a importância de trabalhos como esse, voltado para a saúde da terceira idade, por causa do envelhecimento da população no país.  Segundo a OMS Organização Mundial da Saúde, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo vai duplicar. E, no Brasil, este número vai triplicar.

Outro trabalho apresentado que teve bastante elogios foi o do estudante de Medicina Veterinária, Vinicius Macedo de Almeida, que falou sobre a Importância da Educação Ambiental no Zoológico de Brasília. Segundo ele, o interesse pelo tema surgiu porque ele trabalhou durante cinco anos no Zoológico.

A noite também contou com defesas dos cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Enfermagem e Medicina Veterinária. O Simpósio segue até sexta-feira (14/12).