Edunicesp

Apresentação

É com imenso prazer que a Pró-Reitoria de Extensão apresenta e comunica a todos criação da Editora ICESP Universitária – EDUNICESP, aprovada pela Portaria nº XXX/2020 expedida pela Reitoria do Centro Universitário ICESP de Brasília.

A EDUNICESP produzirá a edição de obras que socializem os saberes técnico-científicos, culturais, artísticos, didático-pedagógicas e obras clássicas e publicações de interesse da comunidade acadêmica da Plataforma III, prioritariamente, que garantam a expressão, diálogo, integração e intercâmbio de conhecimentos com a sociedade.

Cordialmente.

Tania Maria de Freitas Rossi
Pró-Reitora de Extensão

Conselho Editorial

  • Adriano Portella de Amorim

  • Danielle Carvalho

  • Divaneide Lira Lima Paixão

  • Edney Gomes Raminho

  • Nayara Pereira Breder Roque

  • Rodrigo Maicow

  • Roseny Vieira

  • Maria Célia da Silva Gonçalves

Equipe

Coordenadora: Prof Drª. Tânia Maria de Freitas Rossi
Fone: (61) 3574-9953

Designer: Bruno Fausto de Gois
Fone: (61) 3574-9953

Política Editorial

A Editora ICESP Universitária – EDUNICESP tem por objetivos:
Produzir publicações de interesse da comunidade acadêmica, que garantam a expressão, diálogo, integração e intercâmbio de conhecimentos com a sociedade;
orientar e promover a edição de obras que socializem os saberes técnico-científicos, culturais, artísticos, didático-pedagógicas e obras clássicas;
apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão consoante a política geral do Centro Universitário ICESP de Brasília;

⦁ Divulgar o conhecimento técnico-científico produzido pela comunidade acadêmica e demais membros da sociedade;
⦁ Socializar a produção artístico-cultural, por meio da publicação de obras bibliográficas;
⦁ Definir as linhas editoriais e critérios para a publicação das obras;
⦁ Garantir caráter público e institucional das publicações.

São produtos editoriais, sob a responsabilidade EDUNICESP, os materiais técnico-científico, didático-pedagógicos, artístico-culturais, obras clássicas e histórico comemorativa, enquanto produtos editoriais na forma de livros, impressos ou eletrônicos que poderão ser dos seguintes tipos:

a. Livro de cunho científico e/ou técnico que abarquem as áreas do conhecimento segundo CNPq;
b. Anais de evento científico;
c. Atlas;
d. Bibliografia avulsa;
e. Biografia;
f. Catálogo;
g. Compêndio;
h. Dicionário especializado;
i. Enciclopédia especializada;
j. Guia; k. Manual;
l. Livro didático;
m. Livro paradidático;
n. Livro de cunho artístico cultural;
o. Livro de literatura;
p. Livro de quadrinhos;
q. Obras clássicas;
r. Obras histórico-comemorativa.

A linha editorial técnico-científica visa à divulgação de obras de conhecimento especializado e sistematizado de interesse acadêmico.
A linha editorial de recursos didático-pedagógicos e paradidáticos destina-se ao apoio às atividades de ensino, nos níveis de ensino de graduação e pós-graduação.
A linha editorial artístico-cultural visa à publicação de obras de natureza artística e cultural.
A linha literária destina-se à publicação de obras de literatura.
A linha editorial de obras clássicas dedica-se à reedição de obras muito conhecidas no campo das ciências e literatura.
A linha editorial histórico-comemorativa visa à publicação de obras concernentes à preservação do patrimônio e memória social e institucional do Centro |Universitário ICESP de Brasília.

A Política da Editora ICESP Universitária – EDUNICESP é gerida pela Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário ICESP de Brasília.

Etapas para Publicação

As propostas de publicação deverão ser encaminhadas à Editora e serão submetidas à apreciação e voto do Conselho Editorial, para verificação da adequação aos objetivos da Política Editorial da EDUNICESP, do mérito e adequação às linhas de atuação do autor ou organizador da obra. As propostas deverão ser encaminhadas de acordo com as parâmetros, as instruções e os procedimentos constantes no manual de publicação da EDUNICESP.
As publicações, de acordo com as capacidades técnicas da EDUNICESP, poderão ser disponibilizadas em meio eletrônico (e-book) ou impressa, de acordo com a viabilidade econômica do projeto e a solicitação formal expressa pelo autor ou organizador da obra.
As propostas de publicação aprovadas pelo Conselho Editorial da EDUNICESP, serão encaminhadas à consultoria ad hoc, externa, para avaliação do conteúdo cujas avaliações serão expressas como:

⦁ Aprovada;
⦁ II. Aprovada com alterações;
⦁ III. Reprovado.

Uma obra apenas será publicada, mediante a obtenção de 2 (duas) aprovações, ou pelo menos de 2 (duas) aprovações com alterações. Serão consultados no máximo três pareceristas ad hocs por proposta avaliada. Os pareceres serão emitidos em formulário próprio, a ser disponibilizado na homepage da editora.
A submissão de propostas de publicação à EDUNICESP se dará em fluxo contínuo, ou em termos estabelecidos em edital próprio, quando for o caso.
Qualquer proposta de publicação, edição, reedição, tradução e co-edição, submetidas à EDUNICESP deverá necessariamente se aprovada pelo Conselho Editorial. As obras só serão publicadas após assinatura de contrato com o(s) autor(es) cedendo os direitos autorais da obra À EDUNICESP. A publicação de obras em sistema de coedição ou sob a forma de tradução apenas será permitida mediante assinatura de convênio ou contrato, conforme o caso.
Ressalta-se que será de responsabilidade da EDUNICESP a efetivação dos trâmites de solicitação do ISBN, com seu prefixo editorial e elaboração da ficha catalográfica das obras aprovadas para publicação.
Em caso de publicação de obra impressa, a EDUNICESP disponibilizará pelo menos cinco exemplares de cada obra, à Biblioteca Universitária do Centro Universitário ICESP de Brasília.
A EDUNICESP responsabilizar-se-á pelo depósito legal das publicações, na Biblioteca Nacional, em obediência a Lei 10.994 / 2004.

Normas para Submissão

Em preparação

Contato

E-mail:  editora.universitaria@icesp.edu.br

Editora ICESP Universitária – Edunicesp
Centro Universitário ICESP de Brasilia

Pró-Reitoria de Extensão

QS 05 Rua 300 Lote 01
Águas Clara – Distrito Federal