Por Rafael Lessa

Foi em clima de muita alegria e emoção de pais, amigos, professores e colaboradores que o Centro Universitário Icesp realizou a primeira noite de colação de grau dos formandos do primeiro semestre de 2019. A cerimônia foi realizada no salão de festas Grande Oriente, na Asa Sul do Plano Piloto.

A sessão solene foi presidida pelo Pró-Reitor Administrativo, Jorge Humberto da Silva, acompanhado dos coordenadores dos cursos de Administração, Eline dos Anjos; de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, Zenilde Ruas; da representante da Pedagogia, Sônia Amoroso; da Aviação Civil, Jorge Carmo; do Direito, João Marcelo Dantas e da Engenharia Civil, Wesley Cândido.

O primeiro a discursar foi o orador, Márcio Pereira, da Engenharia Civil. “Foram anos de dedicação, cada formando traz consigo o sentimento de realização do dever cumprido. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projeto”, falou emocionado.

A paraninfa escolhida pelos formando foi a professora Ilane Nogueira, do curso de Administração, que definiu o dia como inesquecível. “Vocês estão chegando as um lugar ao qual apenas 15% dos chegam. Reconheço o valor dessa conquista, pelas dificuldades que tiveram que passar, preocupações e angústias. Que levem, de coração, o objetivo de construir uma sociedade mais justa, ética e solidária”, recomendou.

Os formandos também escolheram professores para homenagear: André Kruklis, das Ciências Contábeis; Rômulo de Freitas, da Administração; Luiz beber, da Engenharia; Sônia Amoroso, da Pedagogia; Comandante José Batista, da Aviação; e Gianpaolo Melo, do Direito.

Para homenagear os pais, o formando Leonardo Pereira, da Aviação Civil, destacou o papel deles na formação de cada um. “Em toda família há ensinamento. O mérito das nossas conquistas lhes pertence tanto quanto nos pertence, e seremos eternamente gratos pelo apoio, oportunidades e amor que recebemos”, agradeceu, também emocionado.

Após o discurso de homenagem a Deus, feito pelo formando Samuel Ribeiro, e do juramento, por Edgar Leandro, foi a vez do pró-reitor Jorge Humberto fazer a outorga dos graus de bacharéis, tecnólogos e licenciatura, seguida da entrega dos tão esperados certificados de conclusão.

Aviação

Na solenidade, os formandos da Aviação Civil se tornaram comandantes, o que requer um protocolo diferenciado: a entrega dos brevês, os diplomas dos pilotos, que foi feita pelo comandante Jorge José do Carmo.

Para encerrar a sessão solene, o pró-reitor agradeceu aos formandos terem escolhido o Centro Universitário Icesp para suas formações e recomendou: “sejam resilientes”, falando sobre a necessidade de os novos profissionais serem fortes e resistentes à dura realidade do mercado que os espera.