Ação conjunta promoveu Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata

Por Wallinson Leandro

Em apoio ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, a Faculdade Icesp levou ao Ministério da Saúde (MS) o Projeto Cuidar, com serviços de saúde e assistência jurídica gratuitos na quinta-feira (29). Mais de 270 pessoas foram atendidas durante todo o dia.

Quem passou pelo MS pôde aferir a pressão arterial, fazer tipagem sanguínea, checar taxa de açúcar no sangue, fazer o teste de pisada e participou da aplicação de ventosas. Os atendidos contaram ainda com orientações sobre saúde bucal e riscos da automedicação, além do apoio em questões judiciais para quem não tem condições financeiras de pagar por um advogado, na assistência jurídica.

A parceria surgiu quando buscou-se uma forma do próprio Ministério da Saúde trabalhar a prevenção do câncer de próstata junto aos colaboradores da Pasta, é o que explica a professora viabilizadora do acordo, Mônica Guimarães, do curso de Odontologia. “Eu estava em outra área, também do Ciclo de Vida, e já conversava com o coordenador nacional de saúde do homem, Francisco Norbero sobre a oportunidade de trazermos uma instituição para trabalhar com os nossos homens, nossos colaboradores no sentido deles terem saúde, de cuidarmos da saúde deles também”, disse.

Uma das atrações da ação foi a aplicação de ventosas realizada pelo curso de Fisioterapia. A técnica é um método de relaxamento muscular feita pelos profissionais da área. A ventosa é aplicada sobre a região que o paciente está com dor muscular, o instrumento contrai a pele e faz com o que sangue volte a circular trazendo então alívio da dor e relaxamento do músculo.

Fernanda Oliveira estava com dores no pescoço. “Eu sempre que posso faço isso, relaxa de verdade. É muito bom sair um pouco da rotina e vir relaxar e deixar a tensão de lado”, comentou.

Antônio Carlos conta que passava rápido pelo Ministério e decidiu dar aquela atenção à saúde e elogiou o atendimento. “Eu quis vim ver como estava a taxa de açúcar no meu sangue porque na correria nunca dá tempo. O Atendimento dos alunos é excelente”, elogiou.

De acordo com a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Dra. Thereza de Lamare Franco Netto, a parceria entre o MS e a Faculdade Icesp é uma forma de valorizar a saúde masculina. “Eu acho que os homens estão se atentando mais à saúde deles, mas precisam ainda dar mais atenção. E nós precisamos melhorar mais as nossas estratégias, fazer mais ações e parcerias como estas com o Icesp, porque queremos ver de que forma as instituições de ensino superior estão lidando com esse tipo de assunto e nos dar esse apoio que vocês deram hoje”, explicou.

Para o próximo ano, o órgão planeja uma ação maior na Esplanada dos Ministérios com mais serviços de saúde tanto para o homem, quanto para as mulheres. Participaram da ação os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Direito.

Outras Ações

Vestibular Especial

Na sexta-feira (30), foi a vez da Faculdade Icesp visitar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor José Monteiro Lima, do município de Padre Bernardo/GO. A instituição aplicou aos estudantes um Vestibular Especial para o 1º/2019.

Faculdade Icesp e Assembleia de Deus

No sábado (01), os moradores da Vila Dimas, em Taguatinga Sul, participaram de uma ação da Faculdade Icesp, em parceria com a Igreja Assembleia de Deus. Foram oferecidos serviços de saúde gratuitos e assistência jurídica.