Por Wallinson Leandro

Nesta quarta-feira (24), a Faculdade Icesp levou ao Fórum do Guará, o Projeto Cuidar com serviços de Saúde e Assistência Jurídica gratuitos.

Durante toda a tarde, os atendimentos realizados foram de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, tipagem sanguínea, teste de pisada e flexibilidade.

De acordo com a encarregada da diretoria do fórum, Alessandra Damasceno, esse tipo de ação é realizada todos os anos no órgão. “Todo ano temos o Fest Saúde que é uma semana toda de serviços de saúde, principalmente às mulheres em comemoração ao Outubro Rosa”, contou.

Alessandra ainda explica como surgiu a parceria com a Icesp. “A juíza diretora Dra. Delma Santos já conhecia o trabalho da faculdade e quis agregar com essa ação que já fazemos, então decidimos unir as instituições para somar no trabalho e contribuiu muito conosco” disse.

Em comemoração ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a professora Regina Célia de Oliveira, orientou as mulheres sobre a prevenção do câncer. Ela falou sobre dicas de exames de toque que a própria mulher pode fazer. Junto a esta campanha, foi divulgado, também, o Novembro Azul, que é dedicado à saúde do homem.

Hélio Bento Alves estava no fórum resolvendo um processo dele. Não perdeu tempo e deu uma checada na saúde. “Eu gostei muito de tudo aqui. Esse tipo de atendimento ajuda a gente, porque as vezes não dá para ir no posto de saúde”, contou.

A dona Maria das Dores Carvalho, aposentada também foi ver como estava a pressão arterial. ” Eu estava me sentindo um pouco mal e fui ver se não era a pressão, mas graças a Deus estou bem” relatou.

Está é a primeira vez que a Faculdade Icesp realiza o projeto Cuidar no órgão do judiciário. A instituição foi convidada para as ações em comemoração ao mês da mulher, em Março, de 2019.

Participaram da ação os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Direito.