Por Wallinson Leandro

Nesta quarta-feira (09), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a data para inscrições do Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre do ano. Quem deseja ingressar no ensino superior através do programa, pode se inscrever de 5 a 12 de fevereiro.

Com as novas regras, o auxílio do Governo Federal possui duas modalidades: o Fies (que não tem juros) e o P-Fies que possui juros variáveis e está voltado a pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos.

A Faculdade Icesp recebe alunos através do Fies para todos os cursos. Atualmente, temos cerca de 300 acadêmicos que são beneficiados com o programa. Vitória Maria, vai agora para o penúltimo semestre do curso de Direito. Ela ganhou uma bolsa de 50% pela faculdade e garantiu os outros 50% com o FIES. “Eu optei pelo financiamento porque não teria condições de custear a faculdade do próprio bolso e, além disso, o Icesp é uma das poucas instituições que nos possibilita ingressar no ensino superior”, disse.

O Rogério Vieira terminou o curso de Agronomia agora. Ele também usou o Fies 100% e pensou na comodidade de estudar perto de casa. “Eu escolhi o Fies porque seria muito difícil pagar e também porque o Icesp é a única faculdade mais próxima da minha casa”, comentou.

Robert Vieira também está quase terminando o curso. Está no nono semestre de Engenharia Civil e conta porque quis usar o financiamento. “Eu pensei em utilizar o fies por uma questão de custo-benefício, posso estudar agora e pagar depois”, contou.

Importante

Para solicitar o FIES, o estudante deve ter feito pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Edital disponível, clique aqui!