Palestra sobre empreender na Odontologia e projeto Julho Laranja marcam lançamento

Por Rafael Lessa

O Centro Universitário Icesp inaugurou, na noite de ontem (11), no auditório da unidade de Águas Claras, a sua Liga Acadêmica de Ortodontia e Ortopedia Facial, com uma palestra da professora Thaís Gonzalez da Silveira Coelho, com o tema Noções de Preço, Gestão e Marketing na Odonto.


A liga foi inaugurada dentro das comemorações do projeto Julho Laranja, de conscientização dos cuidados precoces na Ortodontia, iniciativa que tem o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), da Associação Brasileira de Ortodontia e da classe profissional.


O coordenador do curso de Odontologia do Icesp, professor Ricardo Fabri, é o autor do Projeto de Lei 2416/19, apresentado na Câmara dos Deputados, que institui o Julho Laranja como um mês de conscientização sobre cuidados ortodônticos, preventivos e interceptivos, em crianças de 6 a 12 anos de idade, em saúde pública, a fim de promover autoestima e bem-estar psicológico, essenciais à saúde integral das crianças e adolescentes.


“Estamos nessa luta, há alguns meses. É um projeto de dimensão nacional, para conscientizar a sociedade de forma geral, mas especialmente pais e responsáveis de alunos da rede pública, da faixa etária proposta no projeto”, explica Fabri.

Palestra
A palestrante da noite, professora Thays Gonzalez, é uma das organizadoras do Julho Laranja, mas o tema da noite foi além da Ortodontia. O foco da apresentação foi o empreendedorismo dos dentistas, com a explicação de estratégias para montar a tabela de preços dos serviços oferecidos pelo profissional.


“Nem todos os que deixam a faculdade e até mesmo os profissionais veteranos têm facilidade de determinar o valor de um serviço, geralmente são guiados pela tabela do vizinho ou em referências superadas. Vim explicar como se faz esse cálculo, dar dicas de como empreender na nossa área”, afirmou Gonzalez antes da apresentação.


A ortodontista deu noções de gestão, de preço e também de marketing, tanto offline, quanto online. “Temos que ter cuidado com as condutas que vamos tomar no marketing, principalmente o digital. Nosso código de ética é bem detalhado, não podemos fazer tudo, temos que prezar pelo cuidado com o paciente e também com o próprio profissional”, explicou.


Lorene Mello, aluna do quinto semestre e presidente de outra liga, a de Odontologia Clínica, gostou da experiência. “Achei a apresentação incrível. Deu uma ideia do mercado, principalmente para mim que ainda não tenho experiência”, afirmou.