Inauguração acontece na programação do Novembro Azul

Por Rafael Lessa

O Centro Acadêmico Icesp conta agora com uma Liga Acadêmica de Enfermagem. O espaço foi instilado pela coordenação do curso para unir alunos e professores em processos de pesquisa e produção de conhecimento.  

A inauguração aconteceu no campus de Águas Claras, na noite desta quinta-feira (28). O ato contou com a palestra do Dr. Francisco Silva, do Ministério da Saúde, sobre a saúde do homem. O tema escolhido faz menção à campanha Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata, que acontece durante todo o mês de novembro.

A programação do Novembro Azul começou pela manhã, com orientações da saúde do homem, desde a alimentação até pequenos atos que melhoram a qualidade de vida. Também foram oferecidos exames de tipagem sanguínea e pressão arterial.

A iniciativa do curso de Enfermagem do Icesp foi uma mobilização para alertar sobre a importância de se quebrar o tabu acerca de exames como o de próstata, e de informar sobre prevenção e tratamento de doenças que acometem os homem, em especial ao câncer.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata desenvolve numa glândula localizada na região pélvica adjacente à bexiga. É um tumor maligno que tem mais incidência em homens acima dos 50 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que o câncer a segunda doença que mais faz vítimas fatais em todo mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

A prevenção precoce possibilita melhores chances de tratamento.  Mas o preconceito em volta dos cuidados com saúde do homem faz com que muitos não busquem tratamento, explica o professor de Enfermagem do Icesp, Mauro Trevisan.

“Eventos como este são importantes para desmistificar alguns tabus como é caso do preconceito em relação a saúde do homem, ainda existe muita vergonha, uma ideia machista. É necessário que a população masculina faça exames preventivos. É um exame simples, que quando diagnosticado logo no início tem 95% de chances de tratamento. O objetivo dessa ação é promover o cuidado, despertar a consciência para os exames de rotina”, disse.

Lançamento

Ainda pela manhã, os participantes também assistiram à uma palestra sobre o lançamento do livro “No seu Natal…Jesus estará?”, de Nilson Ribeiro. O escritor é idoso institucionalizado há três anos do Lar dos Velhinhos Maria Madalena, organização que acolhe pessoas da terceira idade em situação vulnerabilidade social. Lá é um dos locais onde acadêmicos do curso de Enfermagem do Icesp realiza visitas técnicas de acompanhamento e tratamento da saúde dos idosos.