Por Rafael Lessa

Pela primeira vez, o Centro Universitário Icesp, campus de Águas Claras, virou posto da campanha de vacinação antirrábica, para atender dezenas de cães e gatos de moradores da região, no último sábado (21). O Icesp foi selecionado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que também treinou alunos da Medicina Veterinária para o atendimento.

“Recebemos o convite porque temos grande fluxo de pessoas e nossa localização é de fácil acesso para a população. Com essa oportunidade, os alunos aprenderam a prática para ajudar na vacinação”, explicou o coordenador do curso, Luiz Gustavo Florêncio.

O Governo do Distrito Federal ofereceu as vacinas para aplicação gratuita nos animais da comunidade. O medicamento imuniza contra a raiva, uma doença letal, infecciosa, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos.

A aluna Hanna Meir se inscreveu no programa para participar, mais uma vez, como voluntária. “Acompanhando os atendimentos e aplicando as doses peguei prática e já posso até vacinar meus gatos em casa”, divertiu-se, lembrando os 13 felinos que tem em casa.

Welisângela Carvalho, moradora da região, chegou acompanhada das filhas Alexandra e Stephani para vacinar o pequeno Eike, um cachorro shih tzu de 9 anos. “Gostei da iniciativa, ficou cômodo para nós que moramos perto. As meninas souberam pelo Instagram do Icesp”, disse.

Campanha
A ação no Icesp marcou o último dia da campanha, que atendeu em áreas do Guará, Vicente Pires e adjacências. A vacinação, no entanto, é oferecida na inspetoria da Secretaria de Saúde durante todo o ano.