Os dois cursos querem investir na interdisciplinaridade

Por Wallinson Leandro

Nos dias 29,30 e 31 de Outubro, os cursos de Radiologia e Farmácia realizarão a primeira RadioFarma. O evento será realizado na unidade de Águas Claras. A jornada vai contar com a participação de profissionais das duas áreas, além de diversos minicursos para os estudantes.

O tema da jornada será Medicina Nuclear, que será desenvolvido com outros subtemas no decorrer dos dias como ‘Infarto Agudo do Miocárdio’, ‘Farmacêutico, uma profissão promissora’ e minicursos que vão tratar sobre ‘Anatomia Radiológica’, ‘Estética e Cosmetologia: Argiloterapia’. Entre os diversos palestrantes, o evento contará com a presença do Presidente do Conselho Regional de Radiologia (CRR), Valcir dos Santos Bezerra.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, Anna Maly, as duas coordenações perceberam a necessidade da integração entre os cursos. Segundo ela, este processo permitirá uma formação científica e acadêmica mais ampla e completa dos estudantes. “Os cursos de Farmácia e Radiologia possuem áreas de atuação em comum, porém com funções distintas dos profissionais. A área da radiofarmácia está presente nos dois cursos, de modo que os temas abordados na Jornada serão de interesse dos dois públicos”, explicou.

A coordenadora ainda contou que as disciplinas em comum entre os cursos motivou a realização do evento. “A ideia da interdisciplinaridade e da visão global do exercício das atividades da saúde nos motivou ainda mais a realizar este evento em conjunto. O sucesso da nossa Jornada está garantido”, afirmou.

A professora Thalita Lauanna, coordenadora de Radiologia explica que o objetivo é aprofundar e expandir o conhecimento dos alunos e profissionais. “A nossa ideia é estimular uma formação mais qualificada para que eles possam assumir postos mais específicos. E esse tema da Medicina Nuclear abrange os dois cursos e amplia a visão dos alunos, a gente dá uma nova expectativa para elas. Então buscamos uma área em comum que não era tão conhecida pelos acadêmicos. E esse assunto é muito rico tanto no conhecimento e na atualização do mercado de trabalho”, disse.

A cerimônia de abertura está prevista para começar às 19h20 na segunda-feira (29), no auditório da unidade de Águas Claras.