Leitura de imagens em radiografias foi o foco da apresentação

Por Rafael Lessa

O Centro Universitário Icesp ofereceu na noite da última terça-feira (02), na Unidade de Águas Claras, um minicurso de Introdução à Anatomia Radiológica, ministrado pela professora Thalita Lauanna, coordenadora do curso de Radiologia. O treinamento foi idealizado pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia, o Cafisio, mas aberto aos interessados de todas as áreas da saúde..

A professora tratou sobre imagens a partir de radiografias, como são formadas, diferença de densidades e mostrou principais pontos anatômicos. O curso foi idealizado para ampliar o conhecimento dos alunos da Fisioterapia na área de imaginologia, na parte de exames complementares.

Para Thalita Lauanna, o fisioterapeuta hoje é mais do que simplesmente um executor de funções. “Para ele ter um diferencial no mercado, precisa saber olhar um exame de imagem, fazer a avaliação clínica  e identificar o problema, a fim de direcionar o tratamento. Ele pode, inclusive, solicitar radiografia”, comentou.

O estudante do quinto semestre e membro do centro acadêmico, Diego Maia, falou sobre a importância do exame complementar de análise de imagens. “O minicurso nos orientou a adequar o tratamento ao melhor padrão de qualidade possível, aos protocolos conhecidos, buscando sempre a excelência do padrão”, avaliou.

Participação

Por ser um tema geral, também participaram estudantes da própria Radiologia, da Odontologia e das outras áreas de saúde que lidam com imagens. “Na Odonto, por exemplo, eles fazem um curso de imagem mais específico de arcada dentária, mas nesse nosso curso eles têm uma ideia do bucomaxilo, face e crânio, por exemplo”, explicou Thalita.

A inscrição para participar do minicurso foi uma lata de leite em pó, para doação a uma creche carente aqui do Distrito Federal.