Evento foi realizado na Faculdade ICESP de Águas Claras

Por: Camila Carvalho

 

Nesta segunda-feira (29), no auditório da unidade de Águas Claras, os alunos de Radiologia e Farmácia participaram da I Jornada Radiofarma. Após a cerimônia de abertura, foi realizada a primeira palestra: Infarto Agudo do Miocárdio (Cateterismo e Angioplastia), com o professor especialista Gutemberg Mendes da Silva.  Em seguida, houve um intervalo para o coffee break e sorteio de brindes. Logo após, o professor Danilo de Farias Souza falou sobre a produção de radiofármacos e sua importância no PET/CT.

As coordenadoras dos cursos contaram sobre os desafios em produzir uma semana com muitas novidades e interação para os participantes.  “Nós estamos muito contentes com a realização do evento. Foi um grande desafio, mas nós contamos com o apoio de vários colaboradores e principalmente com todos os nossos estudantes, tanto da Radiologia quanto da Farmácia. Eles se empenharam bastante e o resultado é o auditório lotado”, comemorou a professora Anna Maly, coordenadora do curso de Farmácia.


Crédito: Adenilton Silva – Acadêmico de Farmácia

Segundo a coordenadora de Radiologia, Thalita Lauanna, o objetivo da semana acadêmica foi abordar a multidisciplinaridade. “Nós estamos trabalhando nesse evento há três meses e o maior desafio foi integrar dois cursos que no mercado de trabalho tem áreas complementares. E trazer isso para instituição para mostrar aos alunos o que eles ainda não têm contato” finaliza.

Para a aluna de Giovanna Jesus da Rocha, do segundo semestre de Farmácia, a Semana Acadêmica contribui com o aprendizado dos alunos. “Experiência incrível, de muita aprendizagem. Organização impecável, vi que os profissionais estavam ali realmente dispostos a nos trazer conhecimentos que de alguma forma agregou bastante na nossa vida acadêmica. Agora o que me chamou mais atenção foram os minicursos, eu pude ver o quanto os alunos puderam aprender na prática, isso pra mim é de suma importância” declara.

Segundo dia

No Segundo dia do evento (30), as palestras foram separadas e direcionadas para cada área especifica. Os alunos de Radiologia assistiram à palestra: Câncer de Mama – uma abordagem baseada em evidências, do professor especialista André Freitas. Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Radiologia, Valcir dos Santos Bezerra, falou sobre Inovações em Radiologia.

Já os alunos de Farmácia aprenderam mais sobre a profissão com o Dr. Rodrigo Lima, do Conselho de Ética do Conselho Regional de Farmácia e depois sobre pesquisa Farmacêutica com o especialista da Universidade de Brasília, Felipe de Queiroz Pires.

Além disso, uma exposição sobre Farmacobotânica foi apresentada pelos alunos do primeiro e segundo semestres do curso de Farmácia, sob supervisão da professora de Farmacobotânica, Guizelle Alcântara. A aluna Beatriz de Jesus da Silva explicou sobre os benefícios dos alimentos expostos: batata doce, suco detox, geladinho de maracujá e beterraba e geleia de morango.

 

Terceiro dia

No último dia (31) da Radiofarma, os alunos aprenderam na prática. Diversos minicursos foram ministrados.  No curso de Farmácia: Práticas Integrativas: técnicas de shiatsu com a professora Mestre Maria do Socorro Carvalho. Hematologia: Tipagem sanguínea com o professor Mestre Guilherme Junio Pinheiro e Estética e Cosmetologia: Argiloterapia com a professora Mestre Guizelle Alcântara. No curso de Radiologia: Incidência em Radiologia Veterinária com o professor especialista em Imaginologia, Marcelo Farias Santos.  Hematologia: Tipagem sanguínea com o professor Mestre Guilherme Junio Pinheiro e Estética e Cosmetologia: Argiloterapia com a professora Mestre Guizelle.

O aluno de Farmácia, Adenilton Silva, falou sobre a sua experiência com o curso Argiloterapia. “O curso foi muito proveitoso, com diversas palestras muito interessante no qual podemos adaptar diversas experiências para o andamento do nosso curso. Minha opinião é que devemos fazer disto um novo ciclo e hábitos mensais ou anual com palestras e cursos interessante neste sentido.