O Núcleo de Extensão - NEXT

O Núcleo de Extensão das Faculdades Integradas Icesp-Promove de Brasília - NEXT, coordenado pela Profa. Dra. Tania Maria de Freitas Rossi, é constituído por um conjunto de atividades-fim, integrado ao ensino e à pesquisa, que reflete e refrata as demandas e os desafios postos à Extensão na sociedade atual, cujas transformações permanentes suscitam uma postura e um papel estratégico no desenvolvimento societal. A centralidade da Extensão está em ser produtora e socializadora de conhecimentos mediante profundo diálogo com a sociedade.

As atividades extensionistas desenvolvidas pelo NEXT possuem caráter comunitário e expressam o compromisso e a responsabilidade social da Instituição com o desenvolvimento profissional e pessoal da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo. São movimentos que materializam ações afirmativas de formação cidadã e humanista, de inclusão social, visando o desenvolvimento integral do ser humano.

A atividades de extensão são propostas e elaborados a partir da reflexão sobre o trabalho cotidiano e coletivo de professores, técnicos e alunos da IES e pretendem retroalimentar a prática extencionista. Originam-se, pois, da prática teorizada e à prática retorna, representando um importante passo na institucionalização da Extensão, enquanto atividade-fim acadêmica, tal como preconiza o Plano Pedagógico Institucional (PPI).

Programas Institucionais de Extensão

Os programas institucionais, ora em execução, são sistemáticos e de caráter permanente, visando facilitar e apoiar o ingresso, a permanência do estudante e o bem estar biopsicossocial, por meio de atendimento nas áreas pedagógica, psicológica, social, cultural e financeira.

  1. 1
    Portal da Educação Superior – PES

    Com a universalização da Educação Superior, a qual deixou de ser privilégio de poucos selecionados nos exames vestibulares, os ingressantes nos cursos de graduação aportam à instituição de Educação Superior evidenciando lacunas importantes em sua formação básica, no que diz respeito aos pré-requisitos necessários à continuidade dos estudos.

    O PES é um Programa que articula projetos e ações, em lócus pedagógicos específicos, destinados a oferecer suporte aos estudantes, principalmente aos ingressantes, disponibilizando cursos e atendimento personalizado, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática Básica (Oficina da Palavra; Oficina de Matemática; Oficina de Informática), podendo, também, criar condições de atendimento à insuficiência de manejo ou conhecimento em outras disciplinas curriculares.

    Inscrições: Serviço de Atendimento ao Estudante

    Coordenação: Profa Dra. Tânia Maria de Freitas Rossi

    E-mail: tania.rossi@icesp.edu.br

  2. 2
    Programa de Orientação Psicopedagógica – POPP

    Trata-se de um Programa estruturado a partir de um conjunto de atividades interconectas, que visam o atendimento aos membros da comunidade acadêmica com problemas relacionados à aprendizagem ou que interfiram negativamente no desenvolvimento acadêmico, tais como dificuldades de emocionais, cognitivas ou interpessoais. Visa, também, orientar a escolha profissional, melhorar o clima organizacional da IES e auxiliar o estudante no processo de adaptação à vida universitária, objetivando a promoção da qualidade de vida pessoal, acadêmica e do futuro profissional do estudante.

    Em atenção às diversas dificuldades psicopedagógicas observadas no contexto acadêmico o POPP possui três áreas de atendimento:

    a) orientação pedagógica;

    b) atendimento psicológico;

    c) orientação profissional.

    Atendimento Inscrições: Sala do Popp (210)

    Coordenação: Profa MsC. Clinaura Maria de Lima

    E-mail:nop@icesp.edu.br 

  3. 3
    Programa de Assistência Social – PAS

    O PAS busca dar suporte e assistência àqueles que querem estudar e não têm condições financeiras para arcar com o pagamento das mensalidade, mediante o oferecimento de bolsas de estudos. O Programa envida uma avaliação socioeconômica dos interessados que se encontram em situação de restrição financeira para cursar a Educação Superior, gerando um perfil cujos resultados expressos em indicadores críticos determinam alocação e distribuição de bolsas de estudos, com variação de 100% a 50% do valor da mensalidade. Outras modalidades de auxílio disponibilizadas pela IES podem ser: Financiamento Icesp-Promove (parcelamento especial), ProUni (bolsa parcial ou integral do Programa Universidade para Todos), FIES (financiamento do MEC), Programa Bolsa Universitaria do GDF, encaminhamento para estágios remunerados, descontos por convênios (vantagens pecuniárias, dadas mediante assinatura de convênios, com descontos em mensalidades), planos diferenciados de pagamentos etc.

    Executado e gerido pelas instâncias administrativas e acadêmicas da IES, o PAS possui no NEXT o apoio necessário para garantir o processo educativo, cultural e científico, articulado de forma indissociável ao ensino e à pesquisa e que viabiliza uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade, com responsabilidade social. Desde esta perspectiva, o Programa de Assistência Social contribui executando processos seletivos para bolsas/auxílios; atendimentos sociais, entrevistas sociais e visitas domiciliares; acompanhamento contínuo de bolsistas, entre outras ações.

    Informações: Setor de Atendimento ao Estudante

    Coordenação: Vanda Maria de Sousa

    Email: iesprouni@e.icesp.edu.br

  4. 4
    Programa de Apoio a Estágios/Convênios e de Acompanhamento ao Egresso – PAECE

    Em estreita parceria com os setores administrativas responsáveis pelo gerenciamento de Convênios, Estágios Extras Curriculares, monitorias e parcerias com os programas do Governo (Prouni, Fies e Bolsa Universitária), o PAECE desenvolve ações que potencializam o caráter extensionista que ampliam o espectro de atuação do estágio tanto curricular quanto extra-curricular. O Programa estrutura parcerias e convênios, adesões aos Programas Prouni, Fies, Bolsa Universitária, prestação de contas junto aos órgãos Gestores das Bolsas, e armazenamento das informações referentes aos estágios, dentre outras atividades.

    As parcerias de Convênios de Estágio têm por objetivo estabelecer uma cooperação recíproca a IES e as Unidades Concedentes visando o desenvolvimento de atividades conjuntas capazes de proporcionar a plena operacionalização da Lei 11.788/08, relacionada ao estágio de interesse curricular e extracurricular, complementando o processo de Ensino e Aprendizagem.

    Aos alunos são asseguradas orientações relacionadas aos benefícios do estágio, a disponibilidade de parcerias para a realização de estágio, dentre outras informações.

    O PAECE também promove o acompanhamento do estudante, após sua saída da Instituição, processo este que se inicia já no último período do curso, quando eles são solicitados a responder um questionário que avalia tanto o grau de satisfação em relação à formação recebida na IES, quanto as expectativas no que diz respeito ao processo de inserção no mercado de trabalho. As respostas, uma vez submetidas à análise, geram dados e informações a serem utilizados na retroalimentação e no aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e das atividades curriculares.

    Ao término do curso, os egressos passam a integrar o quadro de ex-estudantes ICESP-PROMOVE-DF. Busca-se, então, manter o vínculo acadêmico do estudante com a IES, assegurando-lhe o acesso aos laboratórios, bibliotecas e demais serviços institucionais, inclusive para empréstimo de material do acervo. Os egressos também possuem a prerrogativa de prosseguirem estudos na IES, em outro curso de graduação, de pós-graduação ou de extensão (aperfeiçoamento, capacitação ou atualização) mediante incentivos para a matrícula, descontos na mensalidade, entre outros benefícios.

    Informações: Setor de Atendimento ao Estudante

    Coordenação: Prof. Luciano Correia de Souza e Vanda Maria de Sousa

    Email: luciano@icesp.edu.br / vanda@icesp.edu.br

  5. 5
    Programa de Qualificação do Corpo Docente – PQCD

    O ICESP-PROMOVE-DF assume a capacitação de seus recursos humanos como um eixo imprescindível à consecução de seus objetivos acadêmicos e sociais. Além do Plano Institucional de Qualificação – PQI, que visa à formação dos docentes, por intermédio de projetos de cooperação em pesquisa e pós-graduação, oferece cursos de extensão e oportunidades de investimento na formação continuada dos docentes e dos funcionários técnico-administrativos.

    São iniciativas destinadas a promover a melhoria de qualidade das funções acadêmicas, aprofundamento e/ou aperfeiçoamento, subsidiadas mediante bolsas de estudos e auxílio para participação eventos técnico-científicos relevantes na área de atuação do docentes.

    Informações: Diretoria Acadêmica

    Coordenação: Profa. MsC. Ana Angélica Gonçalves Paiva

    Email: angelica@icesp.edu.br