AÇÃO OFERECE SERVIÇOS DE SAÚDE NO MÊS DE ALERTA AO CÂNCER DE MAMA

Rafael Lessa

Todas as unidades do Icesp foram mobilizadas na campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama. A ação aconteceu em três dias, durante três turnos, oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, teste de glicemia e ventosaterapia, além de orientações sobre o autoexame.

O evento foi um movimento elaborado pelos alunos da Enfermagem, com interesse em trabalhar a importância da orientação sobre promoção e prevenção na saúde da mulher. Todos extremamente motivados em função da descoberta, do conhecimento novo e da abordagem de uma clientela diferenciada.

Os estudantes fizeram contato e parceria com outras instituições, como o Laboratório Sabin, e com outros cursos de saúde do Icesp, para assistir mulheres nessa complexidade, explicar sinais e sintomas que indicariam uma possibilidade de câncer.

Casos raros

Uma turma de alunos participou ativamente da mobilização nas três unidades, em dois turnos cada dia. O número de casos de câncer de mama em homens em relação à população tem se mantido estável nos últimos 30 anos, mas ainda existem.

A professora da Enfermagem e supervisora da ação, Maribê Lébeis, comentou sobre esses casos. “Tem que acabar com esse preconceito de que tudo o que acontece só com a mama feminina. A carga genética hereditária pode apresentar casos masculinos. Precisamos começar a trabalhar esse assunto e nada mais promissor do que alunos que estão iniciando na carreira fazerem esse trabalho. Início do alunos com o início de uma nova informação ao público masculino”, avalia.