Os alunos ouviram diversos exemplos de como otimizar a experiência com o paciente

Por Camila Carvalho

Nesta quarta-feira (10), os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Marketing participaram de uma palestra sobre Gestão “Experiência do Paciente” com a farmacêutica bioquímica, especialista em estratégia de marketing e mestre em ciências da saúde, Vanuza Sá.

A palestrante, com experiência de cinco anos no mercado de trabalho, falou à respeito da experiência do paciente como todo o processo: desde a entrada a uma unidade de saúde, até o momento da saída.

Vanuza abordou que a maneira de tratar o cliente vai muito além do comercial. Para ela, é um diferencial estratégico que resulta na fidelização dos clientes e na captação de novos. Ela falou sobre as cincos estratégias para melhorar a EP. São eles: engajamento da equipe, otimização do tempo de espera, resolução de dúvidas ou reclamações, facilitação do agendamento e opinião do paciente.

Além disso, a palestrante também comentou sobre os principais erros na EP, que são: comunicação falha com o paciente, seriedade em excesso, tratamento inadequado e não conhecer as preocupações e dúvidas. Vanuza também compartilhou alguns casos e ouviu dos alunos suas experientes enquanto clientes.

O professor do curso de Administração, Rafael Cintra, foi o organizador do evento. Segundo ele, o objetivo de levar a turma para conhecer um profissional que esteja no mercado de trabalho é para que possa contribuir com a formação dos alunos. “O maior desafio do nosso curso é a aproximação da academia com o mercado. Expor as aulas de maneira dinâmica e estudos de casos fazem o aluno correlacionar melhor o que é ensinado na teoria”, explicou.