A clínica faz parte do projeto Icesp Social, iniciativa que presta diversos serviços gratuitamente e com valores reduzidos

Por Camila Carvalho

Com o lema “a prática em benefício dos animais”, a clínica veterinária do Icesp está em funcionamento desde 2013. O objetivo é oferecer atendimentos gratuitos e outros com baixo custo. Por mês, uma média de 120 animais se submetem aos diversos procedimentos médicos, sob cuidados dos professores e alunos, que estão cursando a partir do quinto semestre.

De acordo com o coordenador do curso de medicina veterinária, Luiz Florêncio, diariamente, são atendidos até dez animais nos períodos matutino, vespertino e noturno. Por semana, aproximadamente trinta novos casos, 10 procedimentos cirúrgicos, 10 internações, 45 retornos e ainda demandas inesperadas, as urgências. “A clínica em Águas Claras tem muita procura e isso é bastante positivo para a comunidade, na questão social, e para os acadêmicos, que aprendem na prática, tanto na parte técnica, como no emocional, em que aprendem a se relacionar com os pacientes e os donos deles”, destaca.

A clínica possibilita que os estagiários e alunos de veterinária aprendam, na prática, sobre as teorias que são ensinadas em sala de aula. A estagiária Laiane Araújo é aluna do décimo semestre, ela falou sobre a experiência. “Tem sido muito enriquecedor, tem uma rotina de cirurgia alta e isso me inspira e motiva ainda mais. Na Clínica do Icesp, temos a oportunidade de vivenciar na prática os conhecimento adquirido em sala de aula” finaliza.

Para conseguir atendimento, basta passar por uma triagem, no período desejado. Os serviços ofertados incluem clínico de cães, gatos e animais silvestres e exóticos, cirurgias, anestesias, exames radiográficos, ultrassonográficos e laboratoriais.

Foi assim que o advogado Wolney Lima conseguiu atendimento para a sua cadela Poizé, uma fêmea mestiça da raça shiba inu, de dois anos de idade. Ele conta como conheceu a clínica veterinária do Icesp e porquê trouxe a Poisé para uma consulta. “Eu estava à procura de uma consulta mais barata e pesquisando, descobri a clínica do Icesp, o atendimento é muito bom, fui bem atendido. Eu trouxe porque estava suspeitando que ela estivesse grávida de novo”, conta.

Poizé passou por uma ultrassonografia e o resultado é que ela está esperando seis novos filhotes. O tutor aguarda ansioso a chegada dos novos membros da família. “Ela é como se fosse da família. Não é a primeira vez que ela está grávida, mas estou muito feliz”, declara.

A sala de radiologia foi inaugurada em 2017 e possibilitou realizar exames como o que a Poizé fez com mais rapidez, acelerou os diagnósticos e ainda possibilita a realização de pesquisa/aula interativa e oferece comodidade aos tutores de animais atendidos na clínica.