A pandemia instalada pelo COVID-19  gera inseguranças sobre o futuro e impõe a diminuição do contato social presencial para evitar o contagio. Estamos, portanto, vivendo um momento especial e podemos experimentar aflições, medo, ansiedade e outros sentimentos.  Precisamos cuidar de nossa saúde mental para  nos sentirmos mais confiantes e plenos e juntos vencermos os desafios do momento.

Com o objetivo de apoiar psicologicamente nossa comunidade acadêmica durante este período, a Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário ICESP de Brasília, através do Programa de Atenção Primária à Saúde Mental e do Núcleo de Orientação Psicopedagógica disponibiliza este serviço online de assistência psicológica.

Você pode falar conosco por e-mail ou WhatsApp. Os atendimentos são feitos por psicólogos credenciados no Conselho Regional de Psicologia, em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11, DE 11 DE MAIO DE 2018 que  regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação.

ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR VOCÊ!

ATENDIMENTO

Nosso atendimento oferece espaço para  que você expresse as  suas vivências,  identifique e reconheça  o que lhe  aflige e  abre a possibilidade  de buscarmos   recursos para juntos compreendermos a situação atual. A escuta e o apoio psicológico são eficazes às pessoas que estejam experimentando alguma condição de dúvida, medo ou conflito. Nosso principal objetivo é atenuar o sofrimento e o desajuste que você experimenta,  auxiliar na organização de seus sentimentos de modo a construir um novo olhar para os problemas atuais. Queremos lhe  ajudar a identificar suas competências para que você funcione melhor e promova o seu próprio   bem estar e de quem está próximo a você.

Apoio Psicológico não é psicoterapia!

O atendimento será realizado por Hangouts Chat ou Hangouts Meet, via vídeo chamada, ambos do Google.  Após preencher o formulário de registro, você receberá o agendamento do atendimento em seu e-mail institucional.

Atenção! Você deverá utilizar o seu e-mail institucional para ser atendido.

Diga-nos como você se sente, o que está acontecendo neste momento e o que lhe incomoda e desequilibra.

Os horários e a modalidade de atendimento serão previamente agendados e você será informado, mas lembre-se: não há atendimentos presenciais!

Então, basta fazer  contato na plataforma no horário combinado para ser atendido.

PROFISSIONAIS​

Giselda Benedita Jordão da Silveira

CRP 5611-1

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1990); especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá (2011); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2001). Apresenta larga experiência na área de Educação Especial e Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem, Educação e Diversidade, inclusão educacional e adequação curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, educação especial, políticas públicas, inclusão social, inclusão educacional e adequação curricular.

Clinaura Maria de Lima

CRP 01/10467

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília – UNB-2007. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Católica de Brasília (1981) e graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Católica de Brasília (2004). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília – UNB-2007. Tem experiência na área de infanto-juvenil e adulto, abordagem Psicodinâmica Breve. Psicologia Clínica.

Hellen Fonseca de Sousa da Costa Vale

CRP 01/17453

Psicóloga Clínica, Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Hellen Fonseca de Sousa da Costa VALE dedica-se ao campo da clínica e da saúde mental com adolescentes e adultos, no campo teórico-clínico com ênfase em Psicanálise, Psicoterapia, Psicopatologia, Saúde Mental e Linguagem. Tem experiência na área de Docência, Psicologia Clínica, Psicanálise, Psicologia Hospitalar e na área da Saúde Mental, principalmente no que se trata de psicoses e neuroses graves. Docente no Centro Universitário ICESP.

Sonia Regina Basili Amoroso

CRP 01/19471

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília e em Pedagogia Com Licenciatura Plena e ênfase em Administração, Supervisão e Habilitação para Docência em Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo instituto de Ensino Superior de Mococa (1987), pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Anhanguera de Brasília (2010), Mestre em Educação pela Universidade Católica De Brasília (2008) e doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (Portugal) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Filipe Fagundes Vieira

CRP 01/21216

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental – Instituto WP. Tecnólogo em Segurança da Informação pelo Centro Universitário ICESP. 

LEITURA

Isolamento social e o inevitável encontro consigo mesmo

De repente… Subitamente. E, de mansinho… A natureza nos impõe o inevitável. Aquilo que, ao longo do tempo, aprendemos a adiar ao máximo: o encontro conosco mesmos. Nada de contatos sociais. Nada de academias. Nada de shoppings, cinemas, shows ou conversas presenciais com os amigos. O isolamento provocado por um ser, que é classificado como um dos mais primitivos dos seres vivos, serviu-nos também para nos possibilitar um encontro intimista com aquilo que mais importa.

De repente, coisas supérfluas, mas às quais dávamos uma grande importância em nosso cotidiano, tornaram-se secundárias como sempre deveriam ter sido. De repente, demo-nos conta de que a morte é real… De que somos um coletivo… De que as nossas ações impactam diretamente na vida e na morte do outro. Demo-nos conta de que, o que importa realmente está mais próximo da simplicidade do que imaginávamos.

Ora… O sol continua a despontar… O luar… Os pássaros… O ar… A vida… O mar… Ainda estão a nos aguardar e trazer-nos a esperança de que tudo passa. E tudo sempre passará. E… quando passar… que possamos ter encontrado o verdadeiro sentido. Que possamos nos permitir valorizar aquilo que realmente importa. Pois há aqueles que dizem: “Nada será como antes!”.

Novamente… De repente…  Uma pergunta se torna muito potente: Aliás, o que te importa realmente?

Hellen Vale

Psicóloga Clínica, Professora, Mestra e Doutora em Psicologia, na linha de pesquisa saúde mental e ações terapêuticas.

23/04/2020

NOTÍCIAS
REGISTRO​

Copyright © 2020 Centro Universitário ICESP. Todos os direitos Reservados.