Quem Somos

Corpo Dirigente

Setores Acadêmicos

SETORES
RESPONSÁVEIS
Pró-Reitora AcadêmicaProfª. M.ª. Ana Angélica Gonçalves Paiva
Pró-Reitora AdministrativoProf. Esp. Zenilde Ruas Santana
Secretária GeralProf. Esp. Francisca Edna Rodrigues Silva
Pró-Reitor de Pesquisa e InovaçãoProf. Dr. Aparecido Pimentel
Núcleo de Pós GraduaçãoProf. Me. Ronaldo Augusto da Silva Fernandes
NAQUE -Núcleo de Avaliação, Qualidade e EstratégiaProf. Dr. Aparecido Pimentel
Pró-Reitora de ExtensãoProf. Dra. Tania Rossi
Comissão Própria de AvaliaçãoProf. Me. Ronaldo Augusto da Silva Fernandes

História

As FACULDADES INTEGRADAS ICESP – FACICESP, Instituição de Ensino Superior criada em 22/03/1995, foram credenciadas nos termos da Portaria Ministerial de nº. 2.548, publicada no DOU de 16/09/2003.

O Centro Universitário ICESP – UNICESP, credenciado por transformação da Instituição ICESP de Brasília, nos termos da Portaria nº 55 de 14 de janeiro de 2019, publicada no DOU nº 10 de 15 de janeiro de 2019, inicialmente foi criado em 22/03/1995 e recredenciado nos termos da Portaria nº 260 de 18 de abril de 2016, publicada no DOU nº 74 de 19 de abril de 2016.

É mantido pela ÚNICA EDUCACIONAL LTDA. – CNPJ 10.739.240/0001-66 e, no decorrer deste Documento será denominado ICESP.

Num breve histórico cronológico, destacam-se os seguintes eventos na trajetória de funcionamento do ICESP.

Em 1995 esta Instituição iniciou suas atividades junto à comunidade do Distrito Federal com a oferta do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis na cidade satélite do Guará.

Em 1996 é inaugurado a Unidade Guará I, com instalações modernas proporcionando conforto e qualidade no atendimento aos alunos. São criados, então, o curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas, os cursos na área de Informática, como os de Processamento de Dados, Redes de Computadores e Segurança da Informação, curso de Comunicação Social, nas Habilitações de Jornalismo e Rádio e Televisão.

Em 2000, o ICESP inicia a formação de profissionais em educação com a oferta do Curso de Pedagogia – Habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional o que contribuiu para a inserção no mercado educacional do Distrito Federal de novos pedagogos formados com qualidade.

Em 2001, buscando a expanção da Instituição é inaugurado a Unidade Guará II, esta, também direcionado para os Cursos de Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar que, nessa época, foram transferidos da Unidade I para esta nova unidade.

Em 2002, amplia-se a oferta de cursos na Unidade I com a criação do Centro Tecnológico de Aviação Civil – CETAC que oferece o Curso Superior de Tecnologia em Aviação Civil. No último semestre deste ano, é criado, também, o ISE – Instituto Superior de Educação com os cursos de Licenciaturas em Letras – Habilitação em Magistério em Português/Espanhol e Magistério em Inglês.

Em 2004, o ICESP inaugura sua terceira unidade no Sudoeste, com a oferta de cursos de graduação tecnológica na área de Gestão, bem como os cursos de pós-graduação lato sensu. Ainda em 2004, a partir de uma análise estratégica que indicava a cidade satélite do Recanto das Emas como um importante pólo de desenvolvimento e crescimento, o ICESP então, inaugura sua quarta unidade, nesta cidade, onde foram implantados, no corrente ano, os seguintes cursos superiores da área de Saúde: Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia, Bacharelado em Biomedicina e Bacharelado em Enfermagem.

Em 2005 iniciou as atividades na Unidade Taguatinga, onde funcionou os Cursos de Administração, Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software, Superior de Tecnologia em Gestão Financeira e Tributária, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Marketing, bem como as licenciaturas em Pedagogia e Letras – com habilitação em Magistério da Língua Portuguesa e Espanhol e Magistério da Língua Inglesa.

Em 2007 a Instituição ICESP amplia mais as opções do curso e inicia a oferta do curso de Direito na Unidade do Guará I

Em 2008 a Instituição passa por mudança de gestão e uma nova mantenedora Associação Educativa do Brasil –SOEBRAS. assume a Instituição com o compromisso de elevar ainda mais o desenvolvimento da Instituição.

Em 2010 a Instituição, para atender a legislação específica, bem como para atenderobjetivos já previstos pela mantenedora, solicitou a mudança da denominação da INSTITUIÇÃO para Instituição ICESP DE BRASÍLIA. Nesse mesmo ano a Instituição implanta o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa – NIP que teve como objetivo estruturar a pesquisa dentro da Instituição. Ainda no segundo semestre de 2010 acontece o recredenciamento da Instituição onde a comissão do MEC atestou a qualidade do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, sendo atribuído o conceito 4 em uma escala de 01 a 05.

Em 2011 foi autorizada a transferência de mantença da Instituição da Associação Educativa do Brasil – SOEBRAS para a ÚNICA EDUCACIONAL, nos termos da Portaria nº 248 de 06 de julho de 2011, publicada no DOU nº 129 de 7 de julho de 2011. E no segundo semestre deste ano inicia-se as atividades na Unidade Águas Claras uma das regiões de maior crescimento no Distrito Federal. Essa unidade passa a ter os cursos de saúde como seu foco principal. Porém, em maio deste mesmo ano, as Faculdades recebem, por meio de carta convite do MEC, quatro novos cursos: Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos e Zootecnia. Tornando-se uma unidade especializada em saúde e ciências agrárias. Neste mesmo ano,  passa a se chamar Faculdades ICESP e Faculdade ICESP de Brasília, atendendo a um projeto da mantenedora.

Em 2012 colocando o planejamento estratégico em ação cria-se o Núcleo de Extensão – NEXT que vem juntamente com o ensino e a pesquisa fortalecer a qualidade do trabalho desenvolvido na INSTITUIÇÃO, também nesse mesmo ano inicia-se as atividades do Núcleo de Qualidade e Estratégia – NAQUE que tem como objetivo olhar para o ensino de forma a dar suporte aos docentes e discentes no processo da construção do conhecimento.

Em 2018 após análise criteriosa das unidades a Instituição entende a necessidade de parar suas atividades na Unidade Recanto das Emas e iniciar em outro local que tenha maior acesso de pessoas e facilidade de locomoção sendo assim inicia as atividades na Unidade Aeroporto.

Em 2019, como registrado inicialmente, o UNICESP foi credenciado como Centro Universitário ICESP, por transformação da Instituição ICESP de Brasília.

Missão, Visão e Valores

Missão

Produzir e disseminar conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício da cidadania, preparando profissionais competentes para o mercado de trabalho e melhorando a sociedade, mediante formação humanista, crítica e reflexiva.

 

 

Visão de Futuro

Ser reconhecida como uma instituição de excelência na produção e socialização do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento social, com a inovação e a sustentabilidade, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com o crescimento e estabilidade financeira da IES.

 

 

Valores

QUALIDADE na prestação dos serviços.

ÉTICA aplicada a todas as relações.

RESPEITO à diversidade humana, cultural e a natureza.

INOVAÇÃO e criatividade subordinadas à ética.

SUSTENTABILIDADE no sentido de que todas as ações necessárias a implementação das faculdades levem em conta o equilíbrio financeiro e a capacidade gerencial da própria instituição.

DIÁLOGO como principal ferramenta na resolução de conflitos e problemas com vista ao alcance de soluções justas.