EDIÇÃO TROUXE A NOVIDADE DOS CURSOS HAND-ON E PALESTRAS NO SESC CEILÂNDIA

Camila Carvalho | Rafael Lessa

A terceira Jornada Odontológica do Icesp fez três dias de imersão em todas as áreas da Odontologia, inclusive com dois cursos práticos: o primeiro hands-on sobre suturas em Odontologia, com a professora Giovana Weckwerth, e o segundo sobre Reconstrução Estética com Simplicidade, com a professora Walkiria Lima. Os dois realizados no campus Águas Claras.

O ciclo de palestras aconteceu no teatro do Sesc Ceilândia. Na abertura oficial do evento, o coordenador do curso de odontologia, professor Ricardo Fabris Paulin, reiterou que a JOFI é um marco que celebra o conhecimento na instituição. “A terceira edição é um momento de organização, enriquecimento científico e também uma oportunidade de confraternização. Três dias para discutir temas relevantes da Odontologia”, enfatizou.

O pró-reitor de Extensão e Pesquisa do Icesp, Aparecido Pimentel, falou sobre a oportunidade de os alunos conhecerem linhas de pesquisas e se interessarem por elas. “Em momentos como esse, conseguimos acumular conhecimentos que na sala de aula, geralmente não é possível. Aqui os alunos fazem network, conhecem professores e abordagens que podem inspirá-los a seguir a carreira acadêmica, especialmente desenvolvendo a iniciação científica”, conta.

Conselhos

A abertura das JOFI contou com a presença dos representantes do Conselho Federal (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia (CRODF). Samir Najjar, do CFO, elogiou a estrutura oferecida pelo Icesp aos alunos de Odontologia. “Estive na Inauguração da Liga Acadêmica do Icesp e fiquei encantado com a estrutura da Clínica de Odontologia. Vocês têm uma qualificação de professores excelente, uma estrutura ótima. Eu sempre falo, só não será bom profissional quem não quer”, disse. O presidente do CRO, Marcos Silva, falou que eventos como a JOFI impulsiona e melhora a Odontologia no Centro-Oeste. “O Brasil é um dos países que mais produzem trabalhos científicos na Odontologia.

Isso começa nessas jornadas. Esse trabalho que o Icesp faz é de grande valia. O que o Conselho ganha, com profissionais capacitados, que trabalham com ética, respeito ao paciente e, principalmente, qualificação”, avaliou. A reitora do Centro Universitário Icesp, Ana Angélica Paiva, agradeceu aos representantes dos Conselhos. “Ficamos felizes em ouvir essas palavras sobre as boas expectativas da nossa instituição, reconhecendo que nossos professores configuram uma equipe de excelência.”, disse.

Após a abertura oficial, o palestrante dr. Ary dos Santos Pinto, professor da Universidade Estadual de São de Paulo, falou da importância do ortodontista no controle do desenvolvimento facial e da oclusão dentária. A Jornada Odontológica levou o nome da professora Gabriela Letícia Sequeira Machado, que leciona Oclusão e Ortodontia no Icesp.

Palestras

O doutor Maurício Rufaiel Matson abriu os trabalhos do segundo dia da JOFI. Foi uma tarde inteira de conversa com os alunos sobre o que há de mais atual na forma de tratar hipersensibilidade dentinária cervical e lesões cervicais não cariosas, casos do dia-a dia nos consultórios, assunto relevante em termos de clínica. “Achávamos que esse tipo de problema, lesões nos dentes, eram tratáveis apenas com restaurações, método tradicional. Hoje entendemos que esse tratamento precisa ser multidisciplinar.

O dentista deve atuar de uma forma mais ampla do que, simplesmente, restaurar um dente”, explicou Maurício Matson. Em seguida, o professor de Endodontia e Clínica Odontológica da Universidade de Brasília (UnB), doutor Jaci Carvalho, mostrou aos participantes um histórico dos materiais obturadores utilizados para tratamento endodônticos, a evolução técnica e as perspectivas futuras desses materiais, em que direção essas inovações estão caminhando, pensando-se no futuro.

Encerramento

O último dia da JOFI começou com a apresentação da doutora Patrícia Zambonato sobre a necessidade de avaliação ortodôntica ainda criança e casos que atende em consultório.

Na sequência, o doutor Maurício Barriviera falou sobre novas tendências tecnológicas na Odontologia, com exemplos de aplicações em todas as especialidades, de todas as áreas, associando as imagens no diagnóstico. A doutora Giovana Weckmert encerrou a programação apresentando casos clínicos e cirúrgicos. Durante toda a Jornada Odontológica do Icesp, foram apresentados trabalhos de iniciação científica. os primeiros colocados nas apresentações receberam até 100% de desconto, em bolsas para cursos de aperfeiçoamento.