Por Camila Carvalho

Evento, em comemoração ao dia da Enfermagem, destacou a saúde do profissional enfermeiro

Nesta segunda-feira (13), nos turno matutino e noturno, o curso de enfermagem comemorou o Dia Internacional do Enfermeiro, que foi celebrado domingo (12). Com a presença da lâmpada, símbolo da enfermagem, alunos e professores assistiram à palestra “Resiliência- um olhar humanizado” com as psicólogas e professoras Helen Vale e Vanessa Souto. O evento foi realizado no auditório do campus Águas Claras.

As palestrantes falaram sobre a importância do papel do enfermeiro frente aos cuidados com os pacientes, a saúde do profissional de enfermagem e sobre a síndrome de burnout. O intuito da palestra é conscientizar sobre como o enfermeiro também deve estar bem de saúde para atender aos pacientes.

A síndrome de Burnout é manifestada em pessoas que estão com sobrecarga de trabalho, o que deixa o profissional com suas atividades comprometidas.

Segundo a palestrante Vanessa Souto, a profissão de enfermagem é extremamente importante para a saúde. “A enfermagem é o carro chefe de um hospital, clínicas, ou qualquer ambiente de saúde, sem enfermagem não existe saúde, por isso esses profissionais precisam de atenção”, finaliza.

Para a  professora Helen Vale, o “essencial” do trabalho não se vê. Existem os valores que devem ser levados em consideração para ter qualidade de vida, tanto pessoal quanto profissional. “Trabalhar nunca é somente produzir, mas é também transformar a si próprio”, comentou.

O evento, presidido pela coordenadora do curso, professora Judith Trevisam, contou com a presença do do representante do Conselho Regional de Enfermagem do DF – Coren, Ricardo Cristiano, e com enfermeiro e deputado distrital Jorge Viana. Em discurso, eles  falaram sobre a importância da Enfermagem no contexto da sociedade, das lutas para a valorização da profissão.

Para a professora Judith Trevisan, a participação dos alunos e professores foi marcante. “Agradeço, em especial, a enfermeira Alaine Arruda pela dedicação e eficiência na realização do evento.Foi um momento especial. Comemoramos o nosso dia com muito conhecimento e principalmente com a valorização da profissão. O tema das palestra “Resiliência – um olhar humanizado”, com certeza tocou fundo no coração de cada aluno, todos estão se preparando para desempenhar a função com qualidade técnica e emocional, diz.