Classificação segue critérios como circulação, bases de dados e instituições que publicam

Mais uma boa notícia para os acadêmicos do Centro Universitário Icesp. A lista preliminar do Qualis, sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), traz a CALIBRE – Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada, publicada pelo Icesp, com estrato B1, de acordo com a nova metodologia de classificação única.


Os estratos estão divididos em oito níveis por ordem de qualidade, superiores e inferiores. Os primeiros possuem Fator de Impacto medido pelo Instituto de Informação Científica, sendo A1, A2, B1 e B2. Os estratos inferiores são de acordo com a base de dados onde estão indexados, sendo eles B3, B4, B5 e C.


“Após tê-la fundado há quase três anos, assumindo o desafio de conduzi-la como editor científico, fico muito feliz e orgulhoso pela dimensão que o projeto tomou”, afirma o professor Nilo Serpa, que ressalta o incentivo do professor Aparecido Pimentel Ferreira, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e a participação dos que contribuem para a publicação.


Qualis
O Qualis relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo “stricto sensu” (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.

A classificação é atualizada anualmente e segue os critérios definidos pela CAPES, como número de exemplares circulantes, número de bases de dados em que está indexado, número de instituições que publicam na revista, etc.


Publicações
O Icesp possui outras duas publicações. Uma é a Ciências e Odontologia, revista oficial do curso de Odontologia, que conta com dois anos de publicação e cinco edições. A revista é indexada no Google Acadêmico e Latindexconta, é editorada pelos professores Ricardo Fabris e Marco Aurélio Passos. A Medicina Veterinária também conta com uma revista para publicações de artigos e estudos da área.