Durante cinco dias, evento reuniu profissionais e trabalhos de várias áreas do Direito

Para encerrar a 10ª Semana Jurídica do Centro Universitário Icesp, na última sexta-feira (17), na Unidade do Guará, o professor de Hermenêutica, Teoria do Estado e Direito Constitucional, Adriano Portela, apresentou sua tese de doutorado sobre Justiça de Transição.


O tema se refere ao conjunto de medidas políticas e judiciais utilizadas como reparação das violações de direitos humanos, confrontando abusos desses direitos, como componente estratégico de uma política de transformação para a restauração da justiça, a reconciliação e manutenção da paz.


“Minha tese trata de mecanismos para que a mudança de regime político possa ser estabelecida, depois de crises institucionais”, resume Portela, que também é professor da pós-graduação em Inclusão e Desenvolvimento Social.


“Excepcional a preocupação com os direitos humanos, são os direitos básicos de todos nós. Gostei muito de toda programação, no próximo ano vou marcar presença novamente”, disse a estudante Carolina Machado.
Encerramento


Para o coordenador do curso de Direito do Icesp, professor João Marcelo Dantas, a avaliação da Semana Jurídica é a melhor possível. “Os alunos reconheceram o espírito da semana, e com muito entusiasmo foram prestigiar nossos professores recém mestres, que acabaram de defender suas dissertações”, disse.


Durante a programação, vários professores puderam expor os temas de suas pesquisas. Os convidados externos abrilhantaram o evento. Participaram alunos de todas unidades: Águas Claras, Aeroporto e Guará, que puderam ir além do que é abordado em sala de aula e ter contato com outros profissionais.


“O evento é tradicional do curso de Direito, uma oportunidade para o corpos docente e discente terem um contato mais estreito. Todos puderam enriquecer a vida acadêmica, a semana foi um sucesso”, avalia Dantas.