Por Wallinson Leandro

Seguem as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso no XVI Simpósio de TCC e XIII Iniciação Científica, na manhã desta quarta-feira (12). Durante toda a manhã, as aprovações contagiaram os estudantes, orientadores e avaliadores.

Para chegar até aqui, diante de uma banca de avaliadores de TCC, cada um teve suas dificuldades e precisou se dedicar ao máximo para chegar à última etapa da graduação. Cristiane Grilli, de 42 anos, é mãe de dois filhos, casada e tecnóloga da informação. Desde criança, sempre quis ser médica veterinária, porém não tinha condições financeiras. Há seis anos ela começou a tão esperada jornada e iniciou os estudos em medicina veterinária. No entanto, devido a uma depressão que teve no percurso, Cristiane foi se desmotivando, chegou a pesar 102 kg e totalmente sem autoestima. “A minha autoestima era baixa, eu não gostava de mim, eu não me olhava no espelho”, contou.

Recentemente, ela decidiu mudar de vida. Em abril deste ano, fez uma cirurgia de redução de estômago e começou uma nova vida. Ela conta como prosseguiu com o curso, com a pausa que precisou dar. “O Icesp me deu toda a assistência durante a minha licença, os professores foram maravilhosos, me ajudaram com todas atividades”.

O artigo de Cristiane tratou sobre ‘Lipossarcoma em papagaio’, que é um câncer que se desenvolve em papagaios que se alimentam apenas das sementes de girassol. Após receber o resultado da banca, mesmo com ressalvas, a futura médica veterinária não conteve as lágrimas. “Eu não acredito, eu consegui. Estou realizando um sonho”, disse ela emocionada sob aplausos.

Os colegas Yan Nogueira e Antônio Filho, de Enfermagem, também foram aprovados. O artigo deles tratou sobre o ‘A relevância do enfermeiro na promoção do envelhecimento saudável do idoso’. Eles comentaram a aprovação. “Nós estamos nos sentindo realizados, felizes com o resultado porque é uma vitória muito grande”, comemoraram.

Vale lembrar

A partir das 18h, as bancas continuam com as apresentações. Para assistir às apresentações, o interessado deverá se inscrever aqui!

Para acompanhar a programação do Simpósio, clique aqui