Os alunos foram surpreendidos com um “sensatômetro”.

Por Wallinson Leandro

Na manhã desta segunda-feira (10), iniciaram as apresentações do XVI Simpósio de TCC e XIII Seminário de Iniciação Científica. As defesas estão sendo realizadas na unidade de Águas Claras. Os alunos tiveram a oportunidade de expressar as diversas sensações antes e depois da banca, com o “Sensatômetro”, montado com muito carinho para descontrair um pouco os protagonistas do Simpósio.

A semana começou tensa para alguns alunos logo cedo, às 8h. Tania Regina, do curso de direito, foi uma das primeiras a enfrentar a banca. O trabalho dela foi sobre ‘A perda da nacionalidade originária sob a luz do caso de extradição da ex-brasileira Claudia Sobral’. Ela conta como foi a defesa do artigo. “Eu estou maravilhada pela aprovação porque não foi fácil, sabe? Foi um tema complexo, mas eu consegui. Estou feliz e agradeço muito a minha orientadora, professa Ana Cecília”, comentou.

Hoje, foi a apresentação também da Ludmila Cardoso, de medicina veterinária. O tema do TCC foi ‘Atresia anal tipo 2 em filhote de Rottweiler’, um caso que ela acompanhou no Hospital Veterinário de Brasília. Ela foi aprovada pela banca e conta como se sentiu após receber a nota. “Foi um momento único para mim, me sinto muito feliz e realizada por essa conquista”, disse.

A professora Regina Oliveira avaliou e orientou alguns trabalhos de enfermagem. Ela comenta como está a qualidade dos artigos apresentados. “Eu estive na banca de validação do pré-projeto e a gente consegue perceber que realmente houve uma evolução desses alunos no último semestre. As atividades práticas vêm fortalecer todo esse processo e eles se mostraram preparados durante a arguição da banca, sobretudo, que eles escreveram além. Trouxeram dados atuais e seguros em relação às respostas, a maioria deles fundamentando inclusive com os autores que eles tiveram maior contato durante o desenvolvimento desse trabalho. Percebemos aí uma maturidade desses alunos ao longo do curso. Estão de parabéns”, elogiou.

“Iniciamos nossas avaliações de TCC e fiquei muito feliz com a qualidade dos conteúdos e das apresentações dos trabalhos. Com toda certeza a qualidade continuamente vem crescendo e tenho a honra de participar dessa construção. Parabéns para os alunos de TCC”, disse Gizele Monsueth, que avaliou alguns trabalhos de conclusão de Medicina Veterinária.

Para esta edição do Simpósio, mais de 20 pessoas estão sendo mobilizadas para atender alunos, visitantes e avaliadores. Só nesta manhã, foram mais de 30 trabalhos apresentados. As bancas estão divididas em 15 salas, todas equipadas para as apresentações.

Luciane Teixeira, coordenadora de TCC, comenta que todo o trabalho do setor é feito para atender todos os participantes com qualidade. “Trabalhamos o semestre todo para receber bem nossos alunos e professores nesse momento tão decisivo da vida acadêmica. Sabemos que o TCC é um momento que causa nervosismo e por isso procuramos dar a eles momentos mais descontraídos nas fotos ali no hall. Queremos ver nossos alunos bem e felizes”, disse.

Na quinta-feira (13), simultânea às apresentações dos TCC’s, haverá no período noturno, o Seminário de Iniciação Científica. Alunos de diversos cursos vão apresentar projetos de pesquisa que desenvolveram ao longo de um ano. Os participantes farão uma exposição de banners na entrada da faculdade.

O Simpósio conta, neste semestre, com 280 estudantes apresentando mais de 220 trabalhos de conclusão de curso e 32 projetos de iniciação científica. São mais de 500 pessoas envolvidas diretamente entre autores de TCC, orientadores, avaliadores e comissão organizadora.

A partir das 18h, iniciam as bancas do período noturno. Para acompanhar as defesas, o interessado deverá se inscrever aqui!

Para acompanhar a Programação de apresentações clique aqui!