Muitos dos visitantes foram apresentadores de TV, por um dia

Por Wallinson Leandro

Nesta terça-feira (30), os alunos do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas visitaram a Faculdade Icesp, em Águas Claras. Os estudantes mergulharam no mundo do conhecimento de diversas áreas e tiveram a oportunidade de estarem bem perto da escolha profissional.

A visita começou com uma breve apresentação de coordenadores e professores. O professor de Radiologia, Anderson Gonçalves, orientou os futuros acadêmicos a seguirem uma carreira e que sejam felizes. “Façam o que vocês forem fazer com paixão. Eu já mudei de alguns cursos durante a minha vida e é muito ruim quando você não se identifica com aquela área, isso porque não tive a mesma oportunidade que vocês estão tendo hoje, o Tô na Facul”, disse.

Os alunos tiveram 10 estações para visitarem durante toda manhã. Em cada estação, eles puderam conhecer como são as profissões como jornalismo, que levou um estúdio de TV; Direito, que realizou um júri simulado; Enfermagem, que demonstrou técnicas de socorro em bebês e as atuações do enfermeiro na saúde e Odontologia, onde eles puderam conhecer a clínica odontológica. Eles conheceram, ainda, a Medicina Veterinária, Agronomia, Radiologia, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia.

O curso de jornalismo apresentou, ainda, uma oficina de fact-checking, para apurar as notícias, os alunos foram orientados sobre as famosas fake News. Já no estúdio de TV, os alunos foram apresentadores e a notícia era sobre as Eleições 2018. Muitos estavam tímidos, mas, o Paulo Victor se sentiu bem a vontade e transmitiu segurança na gravação. “Eu me surpreendi com a experiência e já decidi, quero ser jornalista”, declarou.

Ana Clara Souza se interessou por Odontologia. Ela conta o que mais gostou na visita. “Eu me interessei muito pela odontologia. Achei bem interessante as diversas áreas que um dentista pode trabalhar, foi uma das partes da visita que mais me chamou a atenção”, contou.

Outros cursos também participaram. O curso de Medicina Veterinária apresentou a Clínica Veterinária e os alunos participaram de uma aula expositiva sobre animais silvestres. Já na Psicologia, foi aplicado um teste vocacional. Na Radiologia, os futuros universitários conheceram as diversas atuações de um tecnólogo em Radiologia. O curso de Farmácia também atraiu muitos olhares curiosos. Nesta estação, foi falado sobre a automedicação e os alunos fizeram, sob supervisão do professor, experimentos químicos.

Felipe Alcântara, gostou de Agronomia. Ele conta que pretende fazer o curso no próximo semestre. “Eu estou bem interessado na Agronomia e na Medicina Veterinária. Achei interessantes essas duas profissões”, disse.

Ao final da visita, cada aluno recebeu um brinde do Icesp. Eles tiraram muitas fotos para registrar todos os momentos do ‘Tô na Facul’.