Por Wallinson Leandro

Na manhã desta segunda-feira (01), alunos e professores se reuniram para cerimônia de abertura da VIII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária – Savet. O evento está sendo realizado na unidade de Águas Claras.

A cerimônia de abertura contou com a participação da coordenadora da Savet, professora Gizele Melo, do coordenador do curso, professor Luiz Gustavo Florêncio e da diretora Acadêmica, professora Ana Angélica Gonçalves Paiva.

Neste início de jornada, os estudantes contaram com a participação do doutor Robespierre Soares Ribeiro, que falou sobre a clínica de animais pequenos. O médico veterinário falou sobre os atendimentos, que são comuns em consultórios veterinários, e os primeiros desafios que o futuro profissional pode encontrar no início da carreira.

A segunda parte ficou por conta da doutora Martha de Sousa, que falou sobre cirurgias abdominais complexas. Ela alertou os alunos sobre os cuidados básicos que se devem ter mediante a cirurgia. Segundo ela, “estar preparado é fundamental”. A Dra. criticou alguns perfis em redes sociais que mostram procedimentos errados na hora de uma cirurgia, principalmente em relação à assepsia. Martha também alertou sobre os conhecimentos clínicos e de anatomia no momento de um procedimento cirúrgico, que podem comprometer a recuperação do paciente.

Antes do encerramento, os participantes fizeram parte de um sorteio de brindes dos expositores no evento como camisas, livros e squeezes.

A noite, a partir das 19 horas, os estudantes seguem com programação. Eles irão receber a Dra. Tania Luisa e o Dr. Elber Luiz.