Por Wallinson Leandro

A VIII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Savet), está no segundo dia com palestras específicas aos acadêmicos. Nesta terça-feira (02), eles ouviram os doutores Adalmyr Morais e Ana Carolina Rodarte. Palestra sobre Preservação de Sêmen de Peixes

O médico veterinário Adalmyr Morais falou sobre a preservação do sêmen de peixes. A prática de congelamento do sêmen de algumas raças é bastante comum nos criadouros. De acordo com Adalmyr é importante a agilidade do profissional na hora da testagem dos espermatozoides, pois a durabilidade deles é baixa, cerca de 40 segundos.

O doutor ainda explicou aos alunos sobre como é feita a testagem da qualidade do sêmen de peixe feita em câmaras computadorizadas e alertou sobre alguns cuidados técnicos. “É importante ficar atento também à qualidade do hidrogênio na hora do congelamento. Esses espermatozoides podem ficar até dois anos congelados”, disse.

Ele tratou ainda sobre a estrutura do sêmen e como avaliar se está bom para inseminação ou não.

Palestra sobre Emergência Oftálmica

A Dra. Ana Carolina Rodarte conversou com os estudantes sobre emergência oftálmica. Traumas que podem ocorrer nos olhos dos bichos. Ela tratou, em específico, de cães e gatos. E acredite, os bichos também podem ter glaucoma.

Para um bom entendimento das explicações, Ana Carolina começou relembrando sobre a anatomia ocular dos bichos e então iniciou as explicações sobre algumas úlceras (manchas) que surgem nos olhos dos pets.

Para a doutora é sempre bom um cirurgião trabalhar com um clínico para que cada um faça a sua parte pensando na boa recuperação do paciente e alertou sobre alguns procedimentos cruciais na hora do atendimento. “Como vocês podem ver essas úlceras estão prestes a estourar. Quando você estiver examinando um animal desses não aperte o pescoço dele, pois essa ação fará com que a veia jugular tenha pressão e a úlcera pode estourar e agravar mais ainda a situação”, explicou.

A cirurgiã falou ainda sobre como é o tratamento para os animais que sofrem com o glaucoma. A doença é ocasionada por diversos fatores, mas o principal deles é o aumento da pressão ocular. Isso pode se dar se o animal tiver hipertensão, toxoplasmose, leishmaniose entre outros. O aumento da pressão comprime os vasos e pode levar ao deslocamento da retina no animal.

Ana Carolina ainda ressaltou que algumas raças tem mais chances de desenvolver a doença devido à predisposição e, por isso, devem sempre estar em alerta como o Pug e o Pequenez.

A partir das 19h, os acadêmicos seguem com a rodada de palestras. A noite as palestras serão sobre Defesa Agropecuária e Odontologia para o Clínico de Pequenos.