Psico.com ICESP
A pandemia instalada pelo COVID-19 gera inseguranças sobre o futuro e impõe a diminuição do contato social presencial para evitar o contagio. Estamos, portanto, vivendo um momento especial e podemos experimentar aflições, medo, ansiedade e outros sentimentos. Precisamos cuidar de nossa saúde mental para nos sentirmos mais confiantes e plenos e juntos vencermos os desafios do momento.
Com o objetivo de apoiar psicologicamente nossa comunidade acadêmica durante este período, a Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário ICESP de Brasília, através do Programa de Atenção Primária à Saúde Mental e do Núcleo de Orientação Psicopedagógica disponibiliza este serviço online de assistência psicológica.
Você pode falar conosco por e-mail ou WhatsApp. Os atendimentos são feitos por psicólogos credenciados no Conselho Regional de Psicologia, em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11, DE 11 DE MAIO DE 2018 que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação.
ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR VOCÊ!
ATENDIMENTO
Nosso atendimento oferece espaço para que você expresse as suas vivências, identifique e reconheça o que lhe aflige e abre a possibilidade de buscarmos recursos para juntos compreendermos a situação atual. A escuta e o apoio psicológico são eficazes às pessoas que estejam experimentando alguma condição de dúvida, medo ou conflito. Nosso principal objetivo é atenuar o sofrimento e o desajuste que você experimenta, auxiliar na organização de seus sentimentos de modo a construir um novo olhar para os problemas atuais. Queremos lhe ajudar a identificar suas competências para que você funcione melhor e promova o seu próprio bem estar e de quem está próximo a você.
Apoio Psicológico não é psicoterapia!
O atendimento será realizado por Hangouts Chat ou Hangouts Meet, via vídeo chamada, ambos do Google. Após preencher o formulário de registro, você receberá o agendamento do atendimento em seu e-mail institucional.
Atenção! Você deverá utilizar o seu e-mail institucional para ser atendido.
Diga-nos como você se sente, o que está acontecendo neste momento e o que lhe incomoda e desequilibra.
Os horários e a modalidade de atendimento serão previamente agendados e você será informado, mas lembre-se: não há atendimentos presenciais!
Então, basta fazer contato na plataforma no horário combinado para ser atendido.
ATENÇÃO
Falar corajosamente do seu problema, com um especialista disposto a ouvir e capaz de aconselhar de forma técnica e neutra, é efetivamente, o primeiro e mais importante passo para resolvê-lo.
O Apoio Psicológico pode ser útil quando a pessoa deseja explorar e entender melhor a maneira como está pensando ou se sentindo e também àquelas que tenham dificuldade reais de solucionar um problema ou lidar com uma situação. Falar com um psicólogo é diferente de falar com os parceiros / amigos / familiares sobre problemas pessoais, pois se trata de buscar envolvimento com um profissional capaz de dar um ponto de vista objetivo, isento e baseado em técnicas psicológicas.
PROFISSIONAIS
Giselda Benedita Jordão da Silveira
CRP 5611-1
Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1990); especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá (2011); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2001). Apresenta larga experiência na área de Educação Especial e Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem, Educação e Diversidade, inclusão educacional e adequação curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, educação especial, políticas públicas, inclusão social, inclusão educacional e adequação curricular.
Clinaura Maria de Lima
CRP 01/10467
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília – UNB-2007. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Católica de Brasília (1981) e graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Católica de Brasília (2004). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília – UNB-2007. Tem experiência na área de infanto-juvenil e adulto, abordagem Psicodinâmica Breve. Psicologia Clínica.
Hellen Fonseca de Sousa da Costa Vale
CRP 01/17453
Psicóloga Clínica, Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Hellen Fonseca de Sousa da Costa VALE dedica-se ao campo da clínica e da saúde mental com adolescentes e adultos, no campo teórico-clínico com ênfase em Psicanálise, Psicoterapia, Psicopatologia, Saúde Mental e Linguagem. Tem experiência na área de Docência, Psicologia Clínica, Psicanálise, Psicologia Hospitalar e na área da Saúde Mental, principalmente no que se trata de psicoses e neuroses graves. Docente no Centro Universitário ICESP.
Sonia Regina Basili Amoroso
CRP 01/19471
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília e em Pedagogia Com Licenciatura Plena e ênfase em Administração, Supervisão e Habilitação para Docência em Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo instituto de Ensino Superior de Mococa (1987), pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Anhanguera de Brasília (2010), Mestre em Educação pela Universidade Católica De Brasília (2008) e doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (Portugal) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
Filipe Fagundes Vieira
CRP 01/21216
Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental – Instituto WP. Tecnólogo em Segurança da Informação pelo Centro Universitário ICESP.
LEITURA
Isolamento social e o inevitável encontro consigo mesmo
De repente… Subitamente. E, de mansinho… A natureza nos impõe o inevitável. Aquilo que, ao longo do tempo, aprendemos a adiar ao máximo: o encontro conosco mesmos. Nada de contatos sociais. Nada de academias. Nada de shoppings, cinemas, shows ou conversas presenciais com os amigos. O isolamento provocado por um ser, que é classificado como um dos mais primitivos dos seres vivos, serviu-nos também para nos possibilitar um encontro intimista com aquilo que mais importa.
De repente, coisas supérfluas, mas às quais dávamos uma grande importância em nosso cotidiano, tornaram-se secundárias como sempre deveriam ter sido. De repente, demo-nos conta de que a morte é real… De que somos um coletivo… De que as nossas ações impactam diretamente na vida e na morte do outro. Demo-nos conta de que, o que importa realmente está mais próximo da simplicidade do que imaginávamos.
Ora… O sol continua a despontar… O luar… Os pássaros… O ar… A vida… O mar… Ainda estão a nos aguardar e trazer-nos a esperança de que tudo passa. E tudo sempre passará. E… quando passar… que possamos ter encontrado o verdadeiro sentido. Que possamos nos permitir valorizar aquilo que realmente importa. Pois há aqueles que dizem: “Nada será como antes!”.
Novamente… De repente… Uma pergunta se torna muito potente: Aliás, o que te importa realmente?
Hellen Vale
Psicóloga Clínica, Professora, Mestra e Doutora em Psicologia, na linha de pesquisa saúde mental e ações terapêuticas.
23/04/2020