I Simposio de Inovação em Educação-banner

I Simpósio de inovação em educação

A pandemia de COVID-19 está sendo superada e estamos retomando as aulas presenciais. Entretanto, esse momento de afastamento mudou a educação, e esse retorno não tem como ser uma simples volta ao que fazíamos antes.

No sentido de discutirmos juntos como agiremos nesse retorno, a Plataforma III programou o I Simpósio de Inovação em Educação, englobando duas abordagens: a inovação disruptivas, que muda totalmente o que está sendo feito, e a adaptativa, que permite mudanças dentro de um processo em andamento.

Na abertura, no dia 7 de novembro, teremos três palestrantes. A professora Heloisa Glass, professora da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS), com o tema “Aprendizagem baseada em problemas: desafios e perspectivas”, mostrando uma experiência de inovação disruptivas; o professor Ricardo Fragelli, da UnB, apresentando suas estratégias de ensino-aprendizagem, com o título “Inovação adaptativa na prática”; e o professor Marcelo Alcântara, coordenador do NINA da Plataforma III, com o tema “A descoberta do porquê institucional”.

Nos dias 8 e 9 de novembro teremos as apresentações orais dos trabalhos dos professores, enfocando as Propostas Inovadoras e os Relatos de Experiência.

As inscrições para os trabalhos estarão abertas até o dia 24 de outubro. Venha compartilhar suas ideias com a gente!

comissão científica

programação

7 de novembro | palestra de abertura - 14:00
Prof. Ana Angélica Gonçalves de Paiva - Abertura
Prof. Heloisa Glass (ESCS) - “Aprendizagem baseada em problemas: desafios e perspectivas”.
Prof. Ricardo Fragelli (UnB) - “Inovação adaptativa na prática”.
Prof. Marcelo Alcântara (ICESP) - “A descoberta do porquê institucional”.
8 de novembro | Relato de Experiência - 14:00 às 16:00
Coordenador: Ângelo José Penna Machado
O uso de metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para incentivar o protagonismo de alunos de Administração e Gestão Financeira de uma IES privada do DF
Ângelo José Penna Machado
ICESP – Brasília/DF [email protected]
Team Based Learning: uma experiência focada no preparo individual prévio e na construção de conhecimentos por meio do grupo
Patrícia Luiza da Costa Fernandes
ICESP – Brasília/DF patrí[email protected]
Provas com consulta: uma alternativa para a melhoria da aprendizagem
Marcelo Silveira de Alcântara
ICESP – Brasília/DF [email protected]
Desenho técnico e artístico para não desenhistas
Nilo Sylvio Costa Serpa
ICESP - Brasília/DF [email protected]
8 de novembro | PROPOSTA INOVADORA - 16:00 às 18:00
Coordenador: Alessandro Campos Piantino
O Círculo Dourado: descobrindo o porquê institucional
Marcelo Silveira de Alcântara
ICESP – Brasília/DF [email protected]
A produção de material para divulgação científica como ferramenta de aprendizagem na universidade
José Cláudio Fonseca Moreira
UFRGS – Porto Alegre/RS [email protected]
V3: uma abordagem alternativa para aprendizagem em grupo
Alessandro Campos Piantino
ICESP - Brasília/DF [email protected]
Expertise: uma abordagem para formar alunos excelentes
Marcelo Silveira de Alcântara
ICESP – Brasília/DF [email protected]
Atividades sociais e esportivas
Luiz Augusto Carneiro
CESCAGE – Ponta Grossa/PR [email protected]
9 de novembro | Relato de Experiência - 14:00 às 16:00
Coordenador: Guilherme Pepino Bastos
A utilização de desenhos anatômicos para explicação do processo homeopático de cura
Paulo Edson Fernandes
Fibra – Anápolis/GO [email protected]
Imagens lúdicas usando cupcakes para entender a morfologia das células hematopoiéticas
Elane Maciel
ICESP – Brasília/DF [email protected]
Modelos didáticos feitos com biscuit no ensino da biologia celular
Luciana Morais de Freitas
ICESP – Brasília/DF [email protected]
Uso de estratégias para formação de duplas para as aulas práticas e preenchimento de fichas de necropsias em animais nas aulas de patologia geral e anatomia patológica visando diminuir a evasão nas aulas práticas
Guilherme Pepino Bastos
CESCAGE – Ponta Grossa/PR [email protected].com
Construção de modelos anatômicos: aprendizagem criativa de anatomia e fisiologia humanas
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
ICESP - Brasília, DF [email protected]
9 de novembro | RELATO DE EXPERIÊNCIA - 16:00 às 18:00
Coordenadora: Bethânia Ávila Rodrigues
Atividades experimentais como recurso didático no ensino da biologia do solo
Luciana Morais de Freitas
ICESP – Brasília/DF [email protected]
Uso das redes sociais no ensino da Entomologia
Luciana Morais de Freitas
ICESP – Brasília/DF [email protected]
Uso do instagram como estratégia de aprendizagem em saúde humana
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
ICESP - Brasília, DF [email protected]
Aula em vídeos: partida para o debate fundamentado
Guilherme Samy
ICESP- Brasília/DF [email protected]
Utilização de whatsapp como metodologia ativa em aulas presenciais
Bethânia Ávila Rodrigues
UTFPR – Medianeira/PR [email protected]

inscrição de trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 24 de outubro

Inscreva-se clicando no botão abaixo!

inscrição no simpósio

Inscreva-se como Participante no evento

Inscreva-se clicando no botão abaixo!

Realização

APOIO ORGANIZACIONAL

louco