O Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves do Centro Universitário ICESP de Brasília foi concebido com a missão de formar profissionais para o mercado de trabalho da Aviação Civil. A complexa formação deste profissional é decorrente da velocidade das mudanças socioeconômicas e do desenvolvimento tecnológico que passou a exigir do profissional da Aviação Civil uma formação além do domínio técnico da pilotagem. São exemplos que compõem esse novo arcabouço, conhecimentos ampliados de outras áreas específicas da aviação civil como segurança de voo, gestão aeroportuária, operações aéreas, gerenciamento e supervisão de empresas aéreas, gerenciamento de manutenção de aeronaves, ensino e treinamento aeronáutico.
5 semestres
Tecnológico
Manhã e Noite
Aeroporto
Tornou-se essencial uma formação de nível superior que desenvolvesse habilidades humanísticas e científicas, até então não consideradas necessárias e atualmente essenciais na formação do indivíduo face ao desafiador processo de mudanças que a globalização impõe.
A proposta do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves do Centro Universitário ICESP de Brasília é dar aos alunos o domínio de ampla gama de conhecimentos técnicos (básicos e específicos) que os tornarão capazes no exercício da profissão, obtendo a consequente postura ética requerida pelo mercado de trabalho.
O currículo do Curso proporciona o embasamento teórico, possibilitando a formação universitária de profissionais de Aviação Civil de acordo com três Núcleos de Formação, quais sejam:
1) Núcleo de Formação Básica para a Pilotagem de Aeronaves (Piloto Privado);
2) Núcleo de Formação Profissional em Gestão Aeroportuária e de Empresas Aéreas; e
3) Núcleo de Formação em Pilotagem Profissional de Aeronaves (Piloto Comercial).
Pelo fato de estar segmentado em três Núcleos de Formação, a graduação em Aviação Civil permite que o aluno (a) tenha uma ascensão gradual, progressiva e condizente com as possibilidades de mercado. Dessa forma, o curso, aprovado pelo Ministério da Educação e homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil, objetiva a formação de profissionais das áreas de Gestão Aeroportuária, Gestão de Empresas Aéreas, além da formação de pilotos, espinha dorsal do curso, com as habilitações para:
· Piloto Privado de Avião
· Piloto Comercial de Avião/IFR.
A parte prática será obtida em Escolas de Pilotagem e em Aeroclubes homologados pela ANAC e a diplomação está sujeita à condição mínima de obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião expedida pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.
PERFIL DO EGRESSO
Este profissional atuará no mercado da Aviação Civil, exercendo funções de piloto em comando de aeronaves. Quando atuando como piloto de aeronaves procede a análise das condições meteorológicas nos Centros Meteorológicos localizados junto as salas de Informação de Voo para elaborar os planos de voo necessários a essa atividade. Atua também como chefe de operações, coordenador de voo, supervisor de empresa aérea, dando sequência, assim, à carreira acadêmica dentro de padrões internacionais. Gerencia os meios materiais e humanos da aviação e o seu inter-relacionamento para o bom desempenho da atividade aérea, estando em condições de adaptar-se às mudanças tecnológicas em seu campo de atuação. Possui uma gama de conhecimento na área de administração, gerência e empreendedorismo. Em função de determinações de órgãos nacionais e internacionais de aviação civil, como a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e a Organização de Aviação Civil Internacional – OACI, a obtenção do diploma de Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, na especialidade de piloto, deve ser precedida de aprovação em testes específicos, conforme a categoria pretendida pelo piloto, conduzidos pelo órgão responsável pela regulação e fiscalização da aviação civil. A formação está condicionada a conclusão do curso teórico e a obtenção apenas da Licença de Piloto Privado de Avião.
Certificações
Além do diploma, o estudante receberá os seguintes Certificados de Conclusão dos Cursos Teóricos:
* Só receberá o certificado de conclusão do curso teorico, aqueles que possuem a Licença de Piloto Privado de Avião
Autorização de Funcionamento: Portaria n° 2029 de 12/07/2002, publicada no DOU 134 de 15/07/2002.
Portaria de Renovação de Reconhecimento – Nº 410, de 30 de agosto de 2013. Avaliado com Nota 4.
Número de vagas: 200 anuais
Portaria ANAC: Nº 1280SPO, de 25/Abril/2019 – Renovação de homologação dos cursos teóricos de PPA e PCA/IFR
1º PERIODO | ||||
Disciplinas | Carga Horária | Créditos | ||
Teórica | Prática | Total | ||
1.1 Meteorologia PP | 60 | 20 | 80 | 04 |
1.2 Teoria de Voo PP | 80 | – | 80 | 04 |
1.3 Navegação Aérea PP | 60 | 20 | 80 | 04 |
1.4 Conhecimentos Técnicos de Aeronaves PP | 60 | 20 | 80 | 04 |
1.5 Regulamentos de Tráfego Aéreo PP | 60 | 20 | 80 | 04 |
1.6 ATIVIDADE BASICA E COMPLEMENTAR – PILOTO PRIVADO | 40 | – | 40 | 02 |
SUBTOTAL | 360 | 80 | 440 | 22 |
2º PERIODO | ||||
Disciplinas | Carga Horária | Créditos | ||
Teórica | Prática | Total | ||
2.1 Direito Aeronáutico, Regulamentação da Profissão DO Aeronauta, INCLUSÃO e DIVERSIDADE | 80 | – | 80 | 04 |
2.2 Administração Aplicada a Empresa Aérea | 80 | – | 80 | 04 |
2.3 Sistema de Aviação Civil Nacional E Internacional E Rbac | 80 | – | 80 | 04 |
2.4 Inglês Técnico I | 60 | 20 | 80 | 04 |
2.5 Física Aplicada e MATEMÁTICA | 80 | – | 80 | 04 |
2.6 optativa | 40 | – | 40 | 02 |
SUBTOTAL | 420 | 20 | 440 | 22 |
3º PERIODO | ||||
Disciplinas | Carga Horária | Créditos | ||
Teórica | Prática | Total | ||
3.1 PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TRANSPORTE AÉREO | 60 | 20 | 80 | 04 |
3.2 GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES | 60 | 20 | 80 | 04 |
3.3 PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO | 80 | – | 80 | 04 |
3.4 CONHECIMENTOS ESSENCIAIS DE AVIAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL | 80 | – | 80 | 04 |
3.5 INGLÊS TÉCNICO II | 60 | 20 | 80 | 04 |
SUBTOTAL | 340 | 60 | 400 | 20 |
4º PERIODO | ||||
Disciplinas | Carga Horária | Créditos | ||
Teórica | Prática | Total | ||
4.1 Gerenciamento de Aeroportos | 80 | – | 80 | 04 |
4.2 LOGÍSTICA | 60 | 20 | 80 | 04 |
4.3 Trafego Aéreo Internacional e Fraseologia | 60 | 20 | 80 | 04 |
4.4 Segurança de VOo | 60 | 20 | 80 | 04 |
4.5 Técnicas Modernas nos Sistemas de Aeronaves | 80 | – | 80 | 04 |
4.6 O COMANDANTE E SUA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA | 40 | – | 40 | 02 |
4.7 EVOLUÇÃO DA AVIAÇÃO E FATORES ECONÔMICOS | 40 | – | 40 | 02 |
SUBTOTAL | 420 | 60 | 480 | 24 |
5º PERIODO | |||||
Disciplinas | Carga Horária | Créditos | Pré-Requisitos | ||
Teórica | Prática | Total | |||
5.1 METEOROLOGIA PC | 60 | 20 | 80 | 04 | 1.1 |
5.2 TEORIA DE VOO AERODINÂMICA DE ALTA PC | 80 | – | 80 | 04 | 1.2 |
5.3 NAVEGAÇÃO AÉREA IFR PC | 60 | 20 | 80 | 04 | 1.3 |
5.4 CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES PC | 60 | 20 | 80 | 04 | 1.4 |
5.5 REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO IFR PC | 80 | – | 80 | 04 | 1.5 |
5.6 ATIVIDADE BÁSICA E COMPLEMENTAR – PILOTO COMERCIAL | 40 | – | 40 | 02 | 1.6 |
SUBTOTAL | 380 | 60 | 440 | 22 | |
TOTAL | 1920 | 280 | 2200 | 110 |
DISCIPLINAS OPTATIVAS | |||||
5º PERIODO | |||||
Disciplinas | Carga Horária | Créditos | Pré-Requisitos | ||
Teórica | Prática | Total | |||
1.1 SOBREVIVÊNCIA NA SELVA e MAR | 40 | – | 40 | 02 | |
2.1 performance, peso e balanceamento | 40 | – | 40 | 02 | |
3.1 LIBRAS | 40 | – | 40 | 02 |
DOCENTE | TITULAÇÃO |
---|---|
ANTÔNIO CARLOS SANTOS DA ROCHA | ESPECIALISTA |
ANTÔNIO JUNQUEIRA | DOUTOR |
ARNALDO ROARELLI JÚNIOR | ESPECIALISTA |
CARLOS ALBERTO DA CONCEIÇÃO | DOUTOR |
CARLOS ANTÔNIO MOTTA DE SOUZA | DOUTOR |
FABIO QUEZADO SOARES | MESTRE |
HUGO NOVAES DE ANDRADE | ESPECIALISTA |
JOÃO ALBERTO CAPILUPE | ESPECIALISTA |
JORGE JOSÉ CARMO | DOUTOR |
JOSE SEBASTIÃO BAPTISTA | ESPECIALISTA |
LEILA QUEIROZ | MESTRE |
LUCIANO CORREIA DE SOUZA | ESPECIALISTA |
MÁRCIO DA SILVA SANTOS | ESPECIALISTA |
MARIO HENRIQUE DORILEO DE FREITAS RONDON | MESTRE |
ROSANE DUQUE ESTRADA VIEIRA | ESPECIALISTA |
WASHINGTON ANTONIO LIMA DE SEIXAS | ESPECIALISTA |
Coordenador Comandante Jorge José Carmo Permaneceu por 30 anos como Piloto na Força Aérea Brasileira (FAB), tendo voado cerca de 4.000 horas em vários tipos de Aeronaves. Possui o Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea e todos os Cursos da Força Aérea equivalentes a Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. É Comandante e Instrutor de Voo, tendo realizado a maior parte das horas em aeronaves Learjet 35 e Learjet 55. É Piloto de Linha Aérea em aeronaves convencionais e jato. Atualmente é Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Aviação Civil da Faculdade ICESP. Principais Funções Exercidas:
E-mail: coord.aviacao@icesp.edu.br
Coordenador Adjunto Luciano Correia de Souza Coordenador Adjunto do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves (Aviação Civil) e Assessor da Direção da Faculdade ICESP de Brasília. Graduado em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, Pós Graduação em Gestão de Instituições de Ensino Superior, possui o curso de Transporte Aéreo de Cargas Perigosas, Sistema de Aviação Civil Nacional, Internacional e RBHA, curso teórico de Piloto Privado de Avião. Tem mais de 20 anos de experiência de ensino na formação de Recursos Humanos para a Aviação Civil, é membro do grupo de assessoramento do PPI – Projeto Pedagógico Institucional e do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade ICESP de Brasília, membro do Colegiado do Curso Superior de Aviação Civil. Trabalhou junto com o Cmte. Adair G. Ribeiro na implantação e na Coordenação da Escola de Aviação Civil da UnB – Universidade de Brasília e do Curso Superior de Aviação Civil da Faculdade ICESP, responsável pela homologação e aprovação do Programa de Treinamento de Voo – VFR (Voo Visual) e IFR (Voo por Instrumentos) do Simulador de Voo (AATD) de Avião e Helicóptero do Laboratório de Treinamento de Voo da Faculdade junto a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Responsável pelo credenciamento do Colégio Promove da unidade de Águas Claras, junto a Secretaria de Educação do DF. Presta consultoria de homologação e implantação de Escolas de Aviação junto a ANAC. Coordenou junto com o Cmte. Renato Lima o Curso de Formação de Especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para os aprovados no concurso público em 2007.E-mail: coord.aviacao@icesp.edu.br / luciano@icesp.edu.br
Fundado em 13 de setembro de 2011, fruto de um sonho e de muito trabalho, o laboratório de treinamento de voo – LTV proporciona aos seus alunos, treinamentos avançado focado na atividade da aviação em geral.Visando o aprimoramento profissional de futuros comandantes, a equipe do LTV sabe da sua responsabilidade em fornecer treinamentos de qualidade, primando sempre pela excelência no ensino e satisfação de seus alunos.
CURSOS: *VFR (visual flight rules)* IFR (Instrument flight rules)*CRM – Crew Resource Management*Curso MCT/LOFT.*Curso de FMC.
SIMULADORES:Simulador AATDSimulador Jet Training.
Simulador AATD: Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, o simulador AATD do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV é utilizado para a realização de treinamento VFR (Visual Flight Rules), e também, o treinamento IFR (Instrument Flight RulesO simulador AATD, instalado em nossa unidade, é um dispositivo de treinamento avançado de voo simulado, que possibilita simular a performance de 4 aeronaves, sendo duas mono-motoras e duas bi-motoras.A estrutura do simulador é composta por um molde de uma cabine real, e dispõe de três monitores de 52’ para exibição do visual externo (120º) e instrumentação de voo completa, proporcionando ao aluno uma maior realidade, tanto no treinamento visual quanto no voo por instrumentos.
Simulador Jet Training: A transição de um piloto que voa uma aeronave a pistão para uma aeronave a reação requer muito treinamento e dedicação. Nada melhor que um simulador de voo para proporcionar essa adaptação ao piloto. O simulador Jet training do Laboratório de Treinamento de Voo é um dispositivo que simula a aeronave Boeing 737NG. Nesse equipamento, o aluno terá condições de aprimorar os conhecimentos no gerenciamento de voo e na coordenação da tripulação em cabine de comando. O curso prevê carga horária de 20 (vinte) horas de aulas teórica e 20 (vinte) horas de aulas práticas.
CRM – Crew Resource Management: O curso de gerenciamento de tripulação do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV, busca trazer ao aluno o domínio das diversas responsabilidades encontradas na coordenação e gerenciamento de voo. Refere-se à habilidade de gerenciar os recursos necessários ao voo e administrar as relações interpessoais que envolvem a coordenação de uma tripulação. O curso prevê carga horária de 20 horas.
Curso MCT/LOFT ( Line Oriented Flight Training ) O curso de MCT/LOFT do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV, prevê a aplicação e consolidação dos conceitos do CRM – Crew Resource Management, específico para o treinamento de tripulação de linha aérea. O curso busca familiarizar o aluno com o gerenciamento de procedimentos e padrões utilizados (SOP – Standart Operation Procedures) por empresas de linhas aéreas regulares.
FMS – Flight Management System: O curso de FMS do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV é um treinamento de 5 horas e é voltado à introdução do aluno na operação de sistemas complexos de gerenciamento e navegação, capacitando-o na operação do FMC (Flight Management Computer). O curso permite ao aluno realizar o planejamento e monitoramento de voos, além de procedimentos de saída, navegação em rota, chegada e procedimentos de pouso. O FMS hoje é amplamente utilizado pelas aeronaves de médio e grande porte.
“PROGRAMA PILOTO POR 1 DIA” A aviação não é voltada somente aos profissionais que nela atuam. Existe, por trás disso, um público que é fascinado por voar e que busca formas alternativas para satisfazer seus desejos e sonhos. O Brasil é hoje o segundo país do mundo em número de pessoas que voam on-line em simuladores de voo caseiros. Sabendo disso, o Laboratório de Treinamento de Voo – LTV destina um espaço, composto por simuladores que são utilizados nos treinamentos reais para pilotos e os disponibiliza para voos de lazer aos amantes da aviação. Assim, juntamente com um de nossos instrutores oferecemos um “treinamento básico de voo”, a fim de proporcionar aos nossos entusiastas um conhecimento maior da rotina operacional de um voo.