Aviação Civil

Inscrever-me no Vestibular

 

O curso

AVIAÇÃO CIVIL

O curso superior em Aviação Civil do Icesp/Promove acompanha as mudanças socioeconômicas e o desenvolvimento tecnológico que exige desse profissional uma capacitação, além do domínio da pilotagem.
Uma formação de nível superior é essencial para desenvolver as habilidades humanísticas e científicas, face ao desafiador processo de mudanças que a globalização impõe.
O Curso, aprovado e reconhecido pelo MEC, homologado pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), fornece preparação imprescindível à realização da parte prática de pilotagem, além de formar pilotos  habilitados em avião:
• Piloto Privado
• Piloto Comercial – IFR

PERFIL DO EGRESSO

Este profissional atuará no mercado da Aviação Civil, exercendo funções de piloto em comando de aeronaves. Quando atuando como piloto de aeronaves procede a análise das condições meteorológicas nos Centros Meteorológicos localizados junto as salas de Informação de Voo para elaborar os planos de voo necessários a essa atividade. Atua também como chefe de operações, coordenador de voo, supervisor de empresa aérea, dando sequência, assim, à carreira acadêmica dentro de padrões internacionais. Gerencia os meios materiais e humanos da aviação e o seu inter-relacionamento para o bom desempenho da atividade aérea, estando em condições de adaptar-se às mudanças tecnológicas em seu campo de atuação. Possui uma gama de conhecimento na área de administração, gerência e empreendedorismo. Em função de determinações de órgãos nacionais e internacionais de aviação civil, como a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e a Organização de Aviação Civil Internacional – OACI, a obtenção do diploma de Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, na especialidade de piloto, deve ser precedida de aprovação em testes específicos, conforme a categoria pretendida pelo piloto, conduzidos pelo órgão responsável pela regulação e fiscalização da aviação civil. A formação está condicionada a conclusão do curso teórico e a obtenção apenas da Licença de Piloto Privado de Avião.

Certificações
Além do diploma, o estudante receberá os seguintes Certificados de Conclusão dos Cursos Teóricos:

  • Piloto Privado de avião
  • Piloto Comercial de avião – IFR
  • Gerenciamento de Recursos de Tripulação – CRM

* Só receberá o certificado de conclusão do curso teorico, aqueles que possuem a Licença de Piloto Privado de Avião

Boletim Informativo – CMA (Certificado Médico Aeronáutico) / Fomação de Pilotos Privado e Piloto Comercial (Avião/IFR)
 Representação Gráfica de um Perfil Profissional de Aviação Civil

 

Informações Gerais

        • Autorização de Funcionamento: Portaria n° 2029 de 12/07/2002, publicada no DOU 134 de 15/07/2002.
        • Portaria de Renovação de Reconhecimento – Nº 410, de 30 de agosto de 2013. Avaliado com Nota 4.
        • Portaria ANAC: Nº 1260SPO, de 04/Junho/2014 – Renovação de homologação dos cursos teóricos de PPA, PPH, PCA/IFR e PCH

Duração: 2 anos e meio / 5 Semestres

Grau: Graduação Tecnológica

Turno: Noite

Local: Unidade Guará I

Grade Curricular

1º PERIODO
Disciplinas Carga Horária Créditos
Teórica PrÁtica Total
1.1 Meteorologia PP 60 20 80 04
1.2 Teoria de Voo PP 80 80 04
1.3 Navegação Aérea PP 60 20 80 04
1.4 Conhecimentos Técnicos de Aeronaves PP 60 20 80 04
1.5 Regulamentos de Tráfego Aéreo PP 60 20 80 04
1.6 ATIVIDADE BASICA E COMPLEMENTAR – pILOTO pRIVADO 40 40 02
SUBTOTAL 360 80 440 22

 

2º PERIODO
Disciplinas Carga Horária Créditos
Teórica Prática Total
2.1 Direito Aeronáutico, Regulamentação da

Profissão DO Aeronauta, INCLUSÃO e DIVERSIDADE

80 80 04
2.2 Administração Aplicada a Empresa Aérea 80 80 04
2.3 Sistema de Aviação Civil Nacional E Internacional E Rbac 80 80 04
2.4 Inglês Técnico I 60 20 80 04
2.5 Física Aplicada e MATEMÁTICA 80 80 04
2.6 optativa 40 40 02
SUBTOTAL 420 20 440 22

 

3º PERIODO
Disciplinas Carga Horária Créditos
Teórica Prática Total
3.1 Planejamento E Gestão de Transporte Aéreo 60 20 80 04
3.2 Gerência de Manutenção de Aeronaves 60 20 80 04
3.3 Planejamento Aeroportuário 80 80 04
3.4 Conhecimentos Essenciais de Aviação E GESTÃO AMBIENTAL 80 80 04
3.5 Inglês Técnico II 60 20 80 04
SUBTOTAL 340 60 400 20

 

4º PERIODO
Disciplinas Carga Horária Créditos
Teórica Prática Total
5.1 Gerenciamento de Aeroportos 80 80 04
5.2 LOGÍSTICA 60 20 80 04
5.3 Trafego Aéreo Internacional e Fraseologia 60 20 80 04
5.4 Segurança de VOo 60 20 80 04
5.5 Técnicas Modernas nos Sistemas de Aeronaves 80 80 04
5.6 O COMANDANTE E SUA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA 40 40 02
5.7 EVOLUÇÃO DA AVIAÇÃO E FATORES ECONÔMICOS 40 40 02
SUBTOTAL 420 60 480 24

 

5º PERIODO
Disciplinas Carga Horária Créditos
Teórica Prática Total
4.1 Meteorologia PC 60 20 80 04
4.2 Teoria de Voo Aerodinâmica de Alta PC 80 80 04
4.3 Navegação Aérea IFR PC 60 20 80 04
4.4 Conhecimentos Técnicos de Aeronaves PC 60 20 80 04
4.5 Regulamentos de Trafego Aéreo IFR PC 80 80 04
4.6 ATIVIDADE BÁSICA E COMPLEMENTAR – pILOTO cOMERCIAL 40 40 02
SUBTOTAL 380 60 440 22
TOTAL 1920 280 2200 110

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Disciplinas Carga Horária Créditos
Teórica Prática Total
1.1 SOBREVIVÊNCIA NA SELVA e MAR 40 40 02
2.1 performance, peso e balanceamento 40 40 02
3.1 LIBRAS 40 40 02

 

Corpo Docente

DOCENTE

TITULAÇÃO

CURRÍCULO LATTES

ANTÔNIO CARLOS SANTOS DA ROCHA ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/4315814844023654
ANTÔNIO JUNQUEIRA DOUTOR http://lattes.cnpq.br/3369330298137098
ARNALDO ROARELLI JÚNIOR ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/1403384341525348
CARLOS ALBERTO DA CONCEIÇÃO DOUTOR http://lattes.cnpq.br/0143381178053444
CARLOS ANTÔNIO MOTTA DE SOUZA DOUTOR http://lattes.cnpq.br/7478486465317079
FABIO QUEZADO SOARES MESTRE http://lattes.cnpq.br/0673008919708222
HUGO NOVAES DE ANDRADE ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/1268537010795491
JOÃO ALBERTO CAPILUPE ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/8504991582959565
JORGE JOSÉ CARMO DOUTOR http://lattes.cnpq.br/3233617601336635
JOSE SEBASTIÃO BAPTISTA ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/9224749629107943
LEILA QUEIROZ MESTRE http://lattes.cnpq.br/2644687870160144
LUCIANO CORREIA DE SOUZA ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/3450388627843838
MÁRCIO DA SILVA SANTOS ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/6250080391311089
MARIO HENRIQUE DORILEO DE FREITAS RONDON MESTRE http://lattes.cnpq.br/5817811155858548
ROSANE DUQUE ESTRADA VIEIRA ESPECIALISTA http://lattes.cnpq.br/2268000883309579

 

Investimento

 

Aviação Civil

Valor Bruto

Bolsa 20%

Bolsa 30%

Bolsa 40%

Bolsa 50%

Bolsa 60%

Bolsa 70%

R$ 1.360,41 R$ 1.088,33 R$ 952,29 R$ 816,25 R$ 680,21 R$ 544,16 R$ 408,12

 

Coordenação

Comandante Jorge José Carmo

Permaneceu por 30 anos como Piloto na Força Aérea Brasileira (FAB), tendo voado cerca de 4.000 horas em vários tipos de Aeronaves. Possui o Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea e todos os Cursos da Força Aérea equivalentes a Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. É Comandante e Instrutor de Voo, tendo realizado a maior parte das horas em aeronaves Learjet 35 e Learjet 55. É Piloto de Linha Aérea em aeronaves convencionais e jato. Atualmente é Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Aviação Civil da Faculdade ICESP.

Principais Funções Exercidas:

  • Chefe da Seção de Instrução em Unidades Aéreas da FAB
    •    Instrutor Teórico das disciplinas exigidas nos Exames Teóricos da ANAC (PP e PC)
    •    Instrutor de Simulador de Voo em aeronaves convencionais e a jato

E-mail: coord.aviacao@icesp.edu.br

 

 

Coordenador Adjunto

Luciano Correia de Souza

Coordenador Adjunto do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves (Aviação Civil) e Assessor da Direção da Faculdade ICESP de Brasília. Graduado em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, Pós Graduação em Gestão de Instituições de Ensino Superior, possui o curso de Transporte Aéreo de Cargas Perigosas, Sistema de Aviação Civil Nacional, Internacional e RBHA, curso teórico de Piloto Privado de Avião. Tem mais de 20 anos de experiência de ensino na formação de Recursos Humanos para a Aviação Civil, é membro do grupo de assessoramento do PPI – Projeto Pedagógico Institucional e do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade ICESP de Brasília, membro do Colegiado do Curso Superior de Aviação Civil. Trabalhou junto com o Cmte. Adair G. Ribeiro na implantação e na Coordenação da Escola de Aviação Civil da UnB – Universidade de Brasília e do Curso Superior de Aviação Civil da Faculdade ICESP, responsável pela homologação e aprovação do Programa de Treinamento de Voo – VFR (Voo Visual) e IFR (Voo por Instrumentos) do Simulador de Voo (AATD) de Avião e Helicóptero do Laboratório de Treinamento de Voo da Faculdade junto a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Responsável pelo credenciamento do Colégio Promove da unidade de Águas Claras, junto a Secretaria de Educação do DF. Presta consultoria de homologação e implantação de Escolas de Aviação junto a ANAC. Coordenou junto com o Cmte. Renato Lima o Curso de Formação de Especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para os aprovados no concurso público em 2007.

E-mail: coord.aviacao@icesp.edu.br / luciano@icesp.edu.br

 

LTV

Laboratório de Treinamento de Voo

 

 

Fundado em 13 de setembro de 2011, fruto de um sonho e de muito trabalho, o laboratório de treinamento de voo – LTV proporciona aos seus alunos, treinamentos avançado focado na atividade da aviação em geral.

Visando o aprimoramento profissional de futuros comandantes, a equipe do LTV sabe da sua responsabilidade em fornecer treinamentos de qualidade, primando sempre pela excelência no ensino e satisfação de seus alunos.

 

CURSOS:

* VFR (visual flight rules)

* IFR  (Instrument flight rules)

*CRM – Crew Resource Management

*Curso MCT/LOFT.

*Curso de FMC

 

SIMULADORES:

Simulador AATD

Simulador Jet Training

 

Simulador AATD:

Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, o simulador AATD do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV é utilizado para a realização de  treinamento VFR (Visual Flight Rules), e também, o treinamento IFR (Instrument Flight Rules

O simulador AATD, instalado em nossa unidade, é um dispositivo de treinamento avançado de voo simulado, que possibilita simular a performance de 4 aeronaves, sendo duas mono-motoras e duas bi-motoras.

A estrutura do simulador é composta por um molde de uma cabine real, e dispõe de três monitores de 52’ para exibição do visual externo (120º) e instrumentação de voo completa, proporcionando ao aluno uma maior realidade, tanto no treinamento visual quanto no voo por instrumentos.

 

Simulador Jet Training:

A transição de um piloto que voa uma aeronave a pistão para uma aeronave a reação requer muito treinamento e dedicação. Nada melhor que um simulador de voo para proporcionar essa adaptação ao piloto. O simulador Jet training do Laboratório de Treinamento de Voo é um dispositivo que simula a aeronave Boeing 737NG.  Nesse equipamento, o aluno terá condições de aprimorar os conhecimentos no gerenciamento de voo e na coordenação da tripulação em cabine de comando. O curso prevê carga horária de 20 (vinte) horas de aulas teórica e 20 (vinte) horas de aulas práticas.

CRM – Crew Resource Management:

O curso de gerenciamento de tripulação do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV, busca trazer ao aluno o domínio das diversas responsabilidades encontradas na coordenação e gerenciamento de voo. Refere-se à habilidade de gerenciar os recursos necessários ao voo e administrar as relações interpessoais que envolvem a coordenação de uma tripulação. O curso prevê carga horária de 20 horas

Curso MCT/LOFT ( Line Oriented Flight Training )

O curso de MCT/LOFT do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV, prevê a aplicação e consolidação dos conceitos do CRM – Crew Resource Management, específico para o treinamento de tripulação de linha aérea. O curso busca familiarizar o aluno com o gerenciamento de procedimentos e padrões utilizados (SOP – Standart Operation Procedures) por empresas de linhas aéreas regulares.

FMS – Flight Management System:

O curso de FMS do Laboratório de Treinamento de Voo – LTV é um treinamento de 5 horas e é voltado à introdução do aluno na operação de sistemas complexos de gerenciamento e navegação, capacitando-o na operação do FMC  (Flight Management Computer). O curso permite ao aluno realizar o planejamento e monitoramento de voos, além de procedimentos de saída, navegação em rota, chegada e procedimentos de pouso. O FMS hoje é amplamente utilizado pelas aeronaves de médio e grande porte.

 

“PROGRAMA PILOTO POR 1 DIA”

A aviação não é voltada somente aos profissionais que nela atuam. Existe, por trás disso, um público que é fascinado por voar e que busca formas alternativas para satisfazer seus desejos e sonhos. O Brasil é hoje o segundo país do mundo em número de pessoas que voam on-line em simuladores de voo caseiros. Sabendo disso, o Laboratório de Treinamento de Voo – LTV destina um espaço, composto por simuladores que são utilizados nos treinamentos reais para pilotos e os disponibiliza para voos de lazer aos amantes da aviação. Assim, juntamente com um de nossos instrutores oferecemos um “treinamento básico de voo”, a fim de proporcionar aos nossos entusiastas um conhecimento maior da rotina operacional de um voo.