Você está visualizando atualmente A ABNT revisou e atualizou a norma NBR 10520 de citações

A ABNT revisou e atualizou a norma NBR 10520 de citações

  • Categoria do post:Informativos

A ABNT realizou uma revisão abrangente e uma atualização significativa na norma NBR 10520, que trata das citações, visando simplificar e otimizar a elaboração de trabalhos acadêmicos.

A partir do dia 19 de julho de 2023, passou a vigorar as novas diretrizes para aprovação em trabalhos acadêmicos, conforme estabelecido na norma revisada ABNT – NBR 10520. Essa revisão foi realizada com o propósito de tornar mais acessível a produção de trabalhos acadêmicos.

Portanto, se você está elaborando um artigo científico, não deixe de conferir as modificações incorporadas pela ABNT para a NBR 10520.

Neste contexto, apresentamos a seguir as principais alterações:‌

  • A indicação de autoria pessoa física, dentro dos parênteses, deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplo:

(Selbach, 2021, p. 35)

(Sartori; Debastiani; Oliveira, 2022)‌

  • A indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas.

Exemplos:

(PUCRS, 2023)

(Organização das Nações Unidas, 2023, p. 15)

  • A indicação de autoria governamental, dentro dos parênteses, deve ser feita pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplos:

(Rio Grande do Sul, 2020)

(Banco Central do Brasil, 2023)

  • A indicação de autoria de citação com mais de três autores pode ser reduzida no texto com a expressão

et al. Mesmo que na referência constem todos os autores.

Exemplos:

No texto:

(Araújo; Magnus; Selbach; Debastiani; Handke, 2021) OU (Araújo et al., 2021)

Nas referências:

ARAÚJO, Débora Kraemer de; MAGNUS, Ana Paula Medeiros; SELBACH, Clarissa Jesinska; DEBASTIANI, Aline Matte; HANDKE, Fernanda Becker. O papel social das bibliotecas universitárias: iniciativas da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Páginas a&b, Porto, série 3, n. 16, p. 97-118, 2021. Disponível em: 

Visualização de O papel social das bibliotecas universitárias . Acesso em: 29 jun. 2023.

  • Para citações de documentos digitais que tiverem localizador ao invés de página (e-books, por exemplo), convém indicar a posição exata da menção.

Exemplo:

(Carvalhal; Bernardes, 2015, local. 194)‌

  • O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação.

Exemplo:

“Estes espaços têm o objetivo de promover a cultura e ofertar ambientes confortáveis para momentos de descanso e lazer na jornada acadêmica” (Kraemer et al., 2022, p. 8).‌

  • Nas instruções de citações utilizando o sistema numérico, há exemplos de documentos paginados.

Exemplos:

Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” (5, p. 11).

OU

Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” 5, p. 11.

Saiba mais no site do NIP:

O que é ABNT?

As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são um conjunto de diretrizes e padrões técnicos estabelecidos para diversas áreas de conhecimento no Brasil. Elas têm como objetivo principal a padronização e a qualidade de trabalhos acadêmicos, serviços, processos e documentos em diferentes setores da sociedade.

Assim, a ABNT é responsável por desenvolver e revisar essas normas, que abrangem desde formatação de trabalhos acadêmicos, como monografias e dissertações, até especificações técnicas em engenharia, arquitetura, saúde, meio ambiente, entre outros.

Ao seguir as normas da ABNT, as organizações e instituições de ensino demonstram conformidade com padrões reconhecidos internacionalmente, o que pode ser fundamental para acessar mercados globais e construir uma reputação sólida de qualidade e confiabilidade.

De uma forma geral, as normas da ABNT são essenciais para promover o desenvolvimento, a competitividade e a inovação do Brasil, contribuindo para o avanço tecnológico e científico e a busca contínua por melhores práticas em diversas áreas.