Você está visualizando atualmente Palestras sobre Feminicídio e Lei Maria da Penha preparam alunas para atendimento psicológico às vítimas

Palestras sobre Feminicídio e Lei Maria da Penha preparam alunas para atendimento psicológico às vítimas

  • Categoria do post:Notícias

Na última Quinta-feira 24/08, às alunas Idaiany Leite, Lilian Ádila, Eudcléia Nascimento e Nyvia Dolores, todas do 10° semestre do curso de psicologia tiveram a oportunidade de participar de um minicurso do NUIAM, Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher. Este que é localizado na Asa Sul na Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM I).

Durante a ministração do curso elas ouviram palestras sobre assuntos em alta na atualidade como o Feminicídio, que foi abordado pela Dra. Adriana Romana, delegada de Polícia Civil do Distrito Federal. Já o Dr. Ben-Hur Viza, que é Juiz de Direito Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar, explanou sobre a atualização da Lei Maria da Penha. Esta que visa otimizar as ações de medida protetiva isentando a presença de boletim de ocorrência ou inquérito policial. Ou seja, não é mais necessário a presença de um documento oficial para a solicitação de medida protetiva de urgência. As mesmas permanecerão em vigor enquanto persistir risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou de seus dependentes. Tudo isso, para inserir as alunas no contexto das vítimas na qual serão submetidas a orientação.

Sob a supervisão da professora Mestre Sônia Amoroso e preceptoria das psicólogas Jéssica Lara e Ariane Kally, elas colocarão em prática nos próximos meses o estágio específico III, onde serão realizados de forma sigilosa atendimentos a vítimas que buscarem apoio psicológico na delegacia. As práticas ocorrerão duas vezes por semana, no próprio ambiente da DEAM.

Os policiais e demais parceiros também tiveram oportunidade de pôr em pauta suas dúvidas, e aproveitaram para dividir opiniões a respeito do tema. De acordo com as alunas, “foi grandemente enriquecedor”.

Ao final das palestras, uma belíssima homenagem à policial vítima de feminicídio Valderia da Silva Barbosa emocionou a todos no local. Flores lembraram a perda da competente profissional.

Confira a alteração completa da aplicabilidade da Lei Maria da Penha no site da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos:

LEI Nº 14.550, DE 19 DE ABRIL DE 2023

Conheça o nosso curso de Psicologia