Você está visualizando atualmente <strong>As 3 melhores técnicas de memorização para estudar</strong>

As 3 melhores técnicas de memorização para estudar

  • Categoria do post:Notícias

Quais as melhores técnicas de memorização existentes?

Se você é um aluno de faculdade, estudando para concurso público, para a prova da OAB, para cursos internacionais e diversos outros, já deve estar ciente que a memorização é indispensável.

Mas como melhorar a sua memorização e conseguir resultados incríveis em suas provas? Separei algumas das melhores técnicas de memorização existentes e que realmente demonstram resultados. Existem muitas outras técnicas, mas essas são as indispensáveis. Mas atenção, as técnicas de memorização não funcionam sem hábitos de estudo.

É preciso ter uma rotina adequada de acordo com as suas necessidades. A memorização é apenas uma parte do processo.

1. Use flashcards e lembre mais dos estudos

Talvez você não conheça, mas uma das principais técnicas de memorização é usar cartas de memorização, conhecidas como flashcards. São cartões que apresentam informações dos dois lados, podendo ser usados para ajudar na retenção de conteúdo.

De um lado do cartão encontramos uma pergunta principal. Do outro lado está a resposta para a pergunta. Dessa forma, você deverá responder a pergunta da melhor maneira possível, sem consultar a resposta do outro lado.

Por mais simples que essa técnica possa parecer, ela ajuda na memorização, na medida em que força a mente a responder as perguntas. Caso a sua resposta não esteja compatível com a informação do verso do cartão, basta se aprimorar e tentar novamente.

2. Técnica de memorização com histórias

Que tal começar a memorizar informações por meio de histórias?

As narrativas são poderosas ferramentas para a memorização de conteúdo. E o melhor de tudo: você pode usar essa técnica para memorizar praticamente tudo.

Essa é uma das mais eficientes técnicas de memorização. Para entender como ela funciona, primeiro vamos ao seu conteúdo.

A palavra storytelling é proveniente da língua inglesa e pode ser traduzida de forma simples como contar uma história.

Muitos chamam de a arte de contar histórias, tendo em vista que envolve prática e criatividade para conseguir criar histórias realmente marcantes. A história pode ser usada para a escrita de um livro, de uma novela e também para os estudos.

Não se trata de produzir algo completamente novo, nunca antes visto ou lido, mas sim de transformar ideias e informações em uma narrativa diferente.

É possível desenvolver e adaptar elementos já existentes para contar histórias impactantes, através do storytelling.

E você pode usar essa técnica para memorizar absolutamente qualquer coisa. Para isso, utilize os elementos abaixo que compõe uma narrativa:

– Mensagem

A mensagem é o que fica após a leitura, depois de todas as emoções passageiras e sensações provocadas no momento. Sem uma mensagem forte, a história pode ser esquecida facilmente. Por isso, tão importante quanto transmitir uma mensagem é saber como fazer isso com excelência.

– Ambiente

A descrição do ambiente em que a história se passa permite que o público entenda melhor a narrativa. O contexto gera engajamento e transporta o leitor para dentro do cenário da história.

– Personagem

Em todo storytelling existe um personagem, responsável por percorrer uma jornada dentro da história. Ele carrega a mensagem que se pretende transmitir.

– Conflito

Antes que a mensagem seja repassada ao leitor, o personagem deve superar um conflito.

É justamente a existência de um problema, de uma barreira, de um “vilão” que deixa o leitor atento e interessado na jornada do personagem.

Pode parecer uma estratégia difícil de se implementar na prática, mas ela traz muitos resultados e vale muito tentar utilizá-la e aproveitar seus benefícios.

3. Técnica do Palácio da memória

Dentre as diversas técnicas de memorização, uma das mais difundidas é o palácio da memória, também conhecido como método de loci. Trata-se de uma técnica muito especial e de difícil implementação, mas com resultados incríveis.

Funciona assim:

A pessoa cria um espaço imaginário em que todas as informações serão depositadas. No momento oportuno, basta acessar esse espaço imaginário e consultar a informação que foi armazenada.

Vamos dar um exemplo simples e prático.

Imagine que necessita memorizar o nome de cinco pequenos objetos. Dentro da sua mente, crie um cofre imaginário e se imagine depositando cada um dos itens dentro do cofre, em ordem.

Agora, para saber quais são os cinco objetos, basta você repetir o seu caminho mental. Vá até o seu cofre, abra a porta e visualize os cinco objetos que foram depositados.

Esse é um bom método, pois ele nos ensina de forma prática como funciona a memória. Temos informações guardadas dentro do cérebro, disponíveis a qualquer momento. Mas nem sempre somos capazes de acessar tudo.

Qual é o seu estilo preferido de memorização?

Antes de começar a aplicar as técnicas de memorização, reflita sobre qual tipo de aprendiz você é: auditivo, visual ou experiencial?

O seu estilo de memorização vai influenciar de forma profunda nas técnicas a serem usadas.

Se você é um aprendiz auditivo, a maneira mais eficaz de captar informações é escutando atentamente. Como pode imaginar, os alunos visuais preferem ver algo para aprender.

Os alunos que preferem a aprendizagem experiencial são mais propensos a aprender com eventos e experiências, de forma prática. A maioria de nós é uma combinação de pelo menos duas dessas categorias.

Ou seja, nem sempre vamos conseguir memorizar algo por meio da escuta, da leitura ou da experiência, de forma isolada. Pode ser interessante misturar esses estilos ou pelo menos dois deles.

Por exemplo…

Ao estudar algo novo, faça uma leitura silenciosa, trabalhando o aspecto visual. Depois faça uma leitura em voz alta, para trabalhar a sua audição. Depois faça anotações em um caderno, para trabalhar a experiência e a prática.

Dicas extras para memorizar os estudos

Agora que já apresentamos algumas das principais técnicas de memorização, vamos dar algumas dicas para memorizar os estudos. E uma dessas dicas é usar todas as partes do seu cérebro.

Muitos estudantes reclamam dos resultados não satisfatórios nos exames. Afirmam que leram todo o conteúdo, mas que mesmo assim nada funcionou. O problema está em confiar em apenas um método de estudo.

A leitura é muito eficiente e permite consumir um grande volume de informações em um pequeno intervalo de tempo. No entanto, a simples leitura do conteúdo não garante que o aprendizado aconteça.

Para aprender de verdade é preciso colocar todas as áreas do cérebro para funcionar.

Além da leitura silenciosa, faça uma leitura em voz alta. Além da leitura em voz alta, faça anotações. Além das anotações, faça perguntas relacionadas a sua matéria.

Estude sempre conteúdo para ser capaz de memorizar as informações mais relevantes, e faça revisões constantes para que nunca se esqueça dos itens estudados.

Conclusão

Neste artigo abordamos algumas das principais técnicas de memorização. São técnicas de eficácia comprovada, que podem ajudar você conquistar um desempenho superior.

Atenção, essas técnicas não são mágicas, os resultados dependem do seu esforço, da sua dedicação e do seu compromisso diário com as atividades.

Fonte: 

Projeto Estudar e Aprender com Professor Piccini